Impressão Geral: Uma Bitter clara orientada ao lúpulo, de intensidade moderadamente forte. A drinkability e a qualidade de refrescância são componentes críticos do estilo.
Aroma: moderadamente baixo a moderadamente alto aroma de lúpulo de qualquer variedade; lúpulos ingleses florais, herbais ou terrosos e lúpulos cítricos americanos são os mais comuns. Frequentemente exibirá uma variedade de lúpulo. Pouco ou nenhum aroma de malte; sem caramelo. Médio-baixo a baixo aroma frutado dos lúpulos em lugar de ésteres. Pouco ou nenhum diacetil.
Aparência: cor palha a dourado. Boa limpidez para transparente e brilhante. Espuma branca de baixa a moderada formação. Baixa espuma é aceitável quando a carbonatação também é baixa.
Sabor: Amargor médio a médio alto. Sabor de lúpulo moderado a moderadamente alto de qualquer variedade de lúpulo, mesmo que os sabores cítricos são cada vez os mais comuns. Caráter de malte médio-baixo, geralmente de pão, talvez com um pouco de sabor de biscoito. Sabores de caramelo geralmente ausentes. Diacetil baixo a nenhum. O amargor e o sabor de lúpulos devem ser pronunciados. Ésteres moderadamente baixos a baixos. Final semi-seco a seco. O amargor aumenta com o nível de álcool, mas estão sempre equilibrados.
Sensação de boca: Corpo leve a médio. Baixa a moderada carbonatação em cerveja de barril, mas as versões comerciais engarrafadas apresentam níveis de carbonatação mais altos. Versões mais fortes podem ter um leve calor álcool, mas esse caráter não deve ser muito expressivo.
Comentários: Cerveja bem lupulada apaziguadora de sede com ênfase na exposição do lúpulo. É servida mais gelada
que as Bitters tradicionais, este estilo foi originalmente posicionado como uma cerveja refrescante de verão, mas agora é frequentemente produzida durante todo o ano. Embora as primeiras cervejas foram feitas com lúpulo Inglês, cada vez mais estão sendo utilizados lúpulos americanos com sabores mais cítricos. Elas também são chamadas Golden Bitters, Summer Ales ou British Blonde Ales. Pode ser encontrado em barril (cask), keg e garrafa.
História: As modernas Golden Ale foram desenvolvidas na Inglaterra para disputar e tomar o forte mercado das cervejas lager. Embora seja difícil identificar a primeira, Hop Back’s Summer Lightning, produzida pela primeira vez em 1986, é considerada por muitos como aquela que conseguiu dar o pontapé inicial ao estilo.
Ingredientes Característicos: Maltes pales ou lager de cores claras atuam como uma tela em branco para o caráter do lúpulo, isto é, deixam o caminho livre para os lúpulos. Podem ser usados adjuntos como açúcar, milho ou trigo. Lúpulos ingleses são frequentemente utilizados, embora variedades americanas cítricas estão cada vez mais comum. Fermentação bastante limpa, produto da levedura Inglesa.
Comparação de estilos: Mais similar com uma American Pale Ale do que qualquer outra, embora geralmente com teor alcoólico inferior e, frequentemente, com características de ingredientes ingleses. Pouco ou nenhum caramelo e ésteres em comparação com as British Bitter e Pale Ale. Seca como a Bitter mas com menos caráter de malte para sustentar os lúpulos, alcançando um balanço diferente. Emprega, muitas das vezes lúpulos americanos (e apresenta características de cerveja americana), mais do que a maioria dos estilos ingleses modernos.
Estatísticas Vitais:
OG: 1038-1053
FG: 1006-1012
IBU: 20-45
SRM: 2-6
ABV: 3,8-5,0%
Exemplos Comerciais: Crouch Vale Brewers Gold, Fuller’s Discovery, Golden Hill Exmoor Gold, Hop Back Summer Lightning, Kelham Island Pale Rider, Morland Old Golden Hen, Oakham JHB.
Etiquetas: Intensidade Standard, Cor Clara, Fermentação Alta, Ilhas Britânicas, Estilo Artesanal, familia-pale-ale, Amarga, Lupulada.
Fonte: BJCP / Tradução por: Mauro Manzali Bonaccorsi
Leveduras Ale
Nenhum post encontrado!