• +55 48 99172.3626 | +55 48 99111.2456
  •  

    Estilos

    O universo cervejeiro contempla muitos estilos.

    Dunkles Bock

    • Estatísticas Vitais:
    • IBUs: 20 – 27
    • ABV: 6.3 – 7.2%

    Impressão Geral: Una maltada lager alemã escura, forte, que enfatiza as qualidades ricamente maltadas e um pouco tostadas dos maltes continentais sem ser doce no final.

    Aroma: Médio a médio-alto aroma de malte,
    com notas de pão, a maioria com quantidades moderadas de produtos de Maillard e/ou matizes tostadas. Praticamente não tem aroma de lúpulo. Um leve álcool pode ser evidente. Limpo caráter lager, embora os maltes podem proporcionar um leve (baixo a nenhum) caráter de frutos negros, sobretudo nos exemplares envelhecidos.

    Aparência: Cor cobre suave a marrom, a maioria com reflexos de tom granada atraentes. O acondicionamiento e maturação em temperaturas baixas (lagering) deve proporcionar una boa limpidez apesar da cor escura. Espuma em tom marfim grande, cremosa e persistente.

    Sabor: Maltado rico e complexo, dominada pelos produtos de Maillard ricamente tostados. Algumas notas de caramelo podem estar presentes. O amargor de lúpulo é geralmente só o suficiente para o balanço com os sabores de malte, o que permite perceber um pouco de dulçor no final. Bem atenuada, não enjoativa. Perfil de fermentação limpo, ainda que o malte possa proporcionar um caráter leve de frutos negros. Sem sabor de lúpulo. Sem carácter torrado ou queimado.
    Sensação na Boca: Corpo médio a médio-alto. Carbonatação moderada a moderadamente-baixa. Algum calor alcoólico pode ser percebido, muito sutil, nunca deve ser quente. Macia, sem asperezas ou adstringência.

    Comentários: Mosturação por decocção e uma longa fervura proporcionam uma parcela importante no desenvolvimento do sabor, já que melhora os aspectos de caramelo e sabores de Maillard do malte. Qualquer caráter frutado é devido ao malte Munich e outros maltes especiais, não a ésteres derivados da levedura produzidos durante a fermentação.

    História: Originada em Einbeck, uma cidade ao norte da Alemanha que foi um centro de elaboração e um popular exportador na época da Liga Hanseática (séc. 14-17). Recriada em Munique, a partir do séc. 17. O nome “bock” se baseia em uma corruptela do nome “Einbeck” no dialeto Bávaro, e portanto, só foi utilizado depois que a cerveja chegou a Munique. “Bock” também significa “bode” em alemão e se utiliza na maioria dos logotipos e rótulos para identificação como cerveja do estilo Bock.

    Ingredientes Característicos: Maltes Munich e Vienna, raramente é empregado um pouco de maltes tostados escuros para ajuste de cor, não sendo admitido emprego de adjuntos não maltados. Utilizam-se variedades de lúpulo de Europa continental. Limpa levedura lager alemã.

    Comparação de estilos: Mais escura, com um sabor de malte mais forte e um amargor menos evidente que uma Helles Bock. Menos álcool e riqueza de malte que uma Doppelbock. Sabores de malte mais fortes e
    mais álcool que uma Märzen. Mais rica, menos atenuada e menos lupulada que una Czech Amber Lager.

    Estatísticas Vitais:
    OG: 1.064 – 1.072
    FG: 1.013 – 1.019
    IBUs: 20 – 27
    SRM: 14 – 22
    ABV: 6.3 – 7.2%

    Exemplos Comerciais: Aass Bock, Einbecker Ur-Bock Dunkel, Great Lakes Rockefeller Bock, Kneitinger Bock, New Glarus Uff-da Bock, Penn Brewery St. Nikolaus Bock.

    Etiquetas: Intensidade Alta, Cor Âmbar, Fermentação Baixa, Lagered, Europa Central, Estilo Tradicional, familia-bock, Maltada.

    Fonte: BJCP / Tradução por: Mauro Manzali Bonaccorsi

    LEVEDURAS RELACIONADAS À ESTA CERVEJA

    Scroll to top
    Utilizamos cookies e outras tecnologias para que os usuários tenham uma melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando nele, entendemos que você está ciente e de acordo com a Política de Privacidade
    Aceitar