• +55 48 99172.3626 | +55 48 99111.2456
  •  

    Estilos

    O universo cervejeiro contempla muitos estilos.

    Historical Beer: Roggenbier

    • Estatísticas Vitais:
    • IBUs: 10 – 20
    • ABV: 4.5 – 6.0%

    Impressão Geral: Uma dunkelweizen feito com centeio em vez de milho, mas com maior corpo e leve final de lúpulos.

    Aroma: Leve a moderadamente condimentado aroma de centeio misturado com um suave a moderado aroma de levedura Weizen (cravo e ésteres frutados, banana e frutas cítricas). Suaves lúpulos condimentados, florais ou herbais são aceitáveis.

    Aparência: Vai desde uma suave cor laranja-acobreada até uma cor avermelhada
    muito escura ou marrom acobreado. Espuma grande e cremosa de cor bege a bronzeada, bastante densa e persistente (muitas vezes espessa e compacta). Aparência turva e nebulosa.

    Sabor: Granulado, moderadamente baixo a moderadamente forte sabor condimentado de centeio, muitas vezes com uma reminiscência de sabor de centeio ou de pão integral de centeio. Amargor médio a médio-baixo que permite um dulçor maltado no início (às vezes com um toque de caramelo) antes que os sabores de centeio e de levedura apareçam. Baixo a moderado caráter de levedura Weizen (banana, cravo), mas o balanço pode variar. Moderadamente seco final de grãos, com com ligeiro amargor (do centeio) no retrogosto. É aceitado um sabor de lúpulo moderado a baixo, condimentado, herbal ou floral, que pode permanecer até o retrogosto.

    Sensação de boca: Corpo médio a médio-alto. Altamente carbonatada. Cremosidade moderada.

    Comentários: O centeio é um grão descascado e é difícil de macerar, geralmente resultando em uma mistura pastosa que é propenso a ser pegajoso. O centeio tem sido caracterizado como o que tem o sabor mais assertivo de todos os grãos de cereais. É inapropriado para adicionar sementes de cominho a uma cerveja Roggenbier (como alguns cervejeiros americanos fazem); o caráter de centeio provém tradicionalmente apenas dos grãos de centeio.

    História: Uma cerveja de especialidade alemã originalmente produzida em Regensburg, Bavaria. Nunca foi um estilo muito popular, atualmente quase desapareceu.

    Ingredientes Característicos: O centeio malteado geralmente consiste de 50% ou mais de moagem (algumas versões têm 60-65%). O restante pode incluir malte claro, malte Munich, malte de trigo, malte Cristal e/ou pequenas quantidades de malte escuro sem amargor para ajustes de cor. A levedura Weizen propicia ésteres de banana distintivos e fenóis de cravo. Leve uso de lúpulo do varietal Saaz para amargor, sabor e aroma. Baixas temperaturas de fermentação acentuam o cravo já que suprimem a formação de ésteres. O método mais utilizado é a maceração por decocção (assim como com as Weissbiers)

    Comparação de estilos: Muito distinta variante de uma Dunkelweizen usando malte de centeio ao invés de malte de trigo. A American Rye Beer não têm o caráter de fermento Weizen e geralmente têm mais lúpulos.

    Estatísticas Vitais:
    OG: 1.046 – 1.056
    FG: 1.010 – 1.014
    IBUs: 10 – 20
    SRM: 14 – 19
    ABV: 4.5 – 6.0%

    Exemplos Comerciais: Thurn und Taxis Roggen.

    Etiquetas: Intensidade Standard, Cor Âmbar, Fermentação Alta, Europa Central, Estilo Histórico, família-wheat-beer

    Fonte: BJCP / Tradução por: Mauro Manzali Bonaccorsi

    LEVEDURAS RELACIONADAS À ESTA CERVEJA

    Leveduras Ale

    Nenhum post encontrado!

    Scroll to top
    Utilizamos cookies e outras tecnologias para que os usuários tenham uma melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando nele, entendemos que você está ciente e de acordo com a Política de Privacidade
    Aceitar