Como fazer a contagem de células em câmara de neubauer nas cervejarias
Muitas vezes acreditamos que implementar rotinas de controle de qualidade no nosso dia a dia fabril deve ser caro e cabe somente a grandes empresas como, por exemplo, a contagem de células em câmara de neubauer. Metodologias simples que irão te auxiliar e que são super acessíveis.
Conheça nosso material completo sobre controle de qualidade e encontre o caminho para alcançar a excelência no processo de produção da sua cervejaria.
Neste conteúdo vou compartilhar com você esta técnica de baixo custo de contagem de células em câmara de neubauer que trará benefícios para suas fermentações e consequentemente para sua cerveja. Confira!
Quais são os equipamentos necessários?
Para fazer a contagem de células em câmara de neubauer nas cervejarias é necessário contar com os seguintes equipamentos:
- microscópio com objetiva de 40 vezes;
- câmara de Neubauer;
- tubos de ensaio;
- becker;
- agitador e barra magnética;
- balança;
- azul de metileno.
Como fazer a diluição?
Primeiramente precisamos identificar a origem da nossa levedura, pois para cada fonte de levedura serão aplicadas diferentes diluições. Abaixo você pode conferir a diluição sugerida para cada fonte de levedura:
- propagação de leveduras – diluição de 2 a 20X;
- fermentação (para verificar se iniciou de maneira adequada) – diluição de 2 a 20X;
- biomassa de reuso – diluição de 100 a 200X.
Para realizar o procedimento, vamos precisar da balança e do agitador magnético. É importante coletar a fração do meio do cone onde há a certeza que não há células mortas ter uma biomassa homogênea.
Qual o passo a passo para fazer a diluição?
A partir dessa fração, vamos pesar 1 g de biomassa com 99 gramas de água. Quando fizemos esse procedimento, tivemos uma diluição de 100 vezes. Posteriormente, levamos para o agitador magnético e deixamos homogeneizado de 3 a 5 minutos.
Passado esse tempo, chegou o momento de misturar a levedura diluída com o azul de metileno (corante que indica células mortas). As células de coloração azul são consideradas mortas e as incolores são consideradas vivas.
Para isso, vamos pesar 1 grama da nossa levedura previamente diluída 100 vezes, com 1 grama de azul de metileno. Essa prática, vai transformar a diluição prévia para 200 vezes. Desse modo, o primeiro passo para fazer a contagem correta é conhecer as diluições.
Na sequência é importante homogeneizar a amostra e colocá-la na câmara de Neubauer, levando a câmera ao microscópio e visualizando as leveduras na objetiva de 40X. A câmara é dividida por quadrantes e vamos usar o central. Nesta parte, iremos contar 5 quadrantes, usando uma diagonal.
Dentro de um quadrante de contagem, há 16 quadrículos que nos guiam dentro do quadrante , evitando a contagem dupla. Contamos todas as leveduras vivas e mortas de cada um dos 5 quadrantes indicados na área de contagem.
A área tem 1mm² e uma altura de 0,1 mm, totalizando 0,1 mm³. Por meio dessa informação podemos fazer o cálculo das leveduras.
Como fazer a contagem de leveduras?
Para saber a quantidade total de leveduras basta utilizar a seguinte fórmula:
- Total de leveduras x 5 x fator de diluição x 10.000 (volume em mL)
Para quantificar a viabilidade celular utilizamos o cálculo abaixo:
- Células vivas/ número total de leveduras * 100
Sobre esse tema é importante mencionarmos que só utilizamos biomassa de levedura com viabilidade acima de 6%.
A Levteck está no mercado há 7 anos, oferecendo conhecimento, produtos e serviços, fomentando boas práticas em cervejarias. Se quiser conhecer sobre o tema, acesse o nosso canal do YouTube para aprofundar os seus conhecimentos.
Entre em contato com a gente preenchendo o formulário abaixo e veja como podemos ajudar a otimizar o controle de qualidade no seu negócio!