Impressão Geral: Uma ale de baixa densidade, altamente carbonatada e corpo leve, que combina um sabor defumado de carvalho com um limpo amargor de lúpulo.
Altamente consumível.
Aroma: Baixo a moderado defumado de carvalho é o componente aromático prevalente, mas podem ser sutis e difíceis de detectar. Geralmente apresentam baixos aromas de lúpulo condimentado, herbal ou floral, mas estes devem ser menor ou igual à intensidade do defumado. Toques de grãos de trigo bem definido também são detectados nos melhores exemplos. O aroma é bastante limpo, embora com leves notas esterificadas de frutas de semente (especialmente maçãs vermelhas não madurs ou pêras) são bem-vindas. Nenhuma acidez. Notas leves derivadas de água sulfurosa podem estar presentes.
Aparência: Cor amarelo claro a dourado médio, com excelente transparência. Uma espuma branca alta, ondulante e muito unida, com excelente retenção é seu diferencial. A opacidade é uma falta.
Sabor: Moderado-baixo a médio sabor de carvalho defumado, em primeira instância, que é mantido até o final; o defumado pode ser mais forte no sabor do que no aroma. O caráter defumado é arredondado, não deve ser acre e pode dar uma impressão de dulçor. Um moderado a forte amargor é bastante evidente até o final. O balanço geral é basicamente amargo. Baixo, mas detectável sabor lúpulo condimentado, herbal ou floral. Baixo caráter de grãos de trigo ao fundo. Ésteres baixos de frutas de sementes (maçã vermelha ou pêra) podem estar presentes. Final borbulhante (crisp) e seco. Nenhuma acidez.
Sensação de boca: Corpo leve, com um final seco, efervescente (crisp). A carbonação é bastante elevada e pode adicionar um leve toque gasoso e uma sensação de ardor (vivaz). Nenhum sinal notável de aquecimento alcoólico.
Comentários: Em inglês é pronunciado como “pivo grow – JESSE – kee-uh” (que significa: Grodzisk cerveja). Conhecido como Grätzer (pronuncia-se “GRATE-sir”) em países de língua alemã e, em alguma literatura de cerveja. Tradicionalmente usando uma maceração de múltiplos passos, uma fervura longa (com mais ou menos 2 horas) e várias cepas de levedura ale. Nunca filtrada, mas utiliza Isinglass, uma espécie de “cola de peixe” (é uma substância obtida de bexigas secas de peixes, uma forma de colágeno utilizado principalmente para a clarificação de vinho e cerveja), para clarificar antes do acondicionamento na garrafa. Tradicionalmente servida em copos altos cónicos para acomodar a base de espuma vigorosa.
História: Desenvolvida como um estilo único por séculos na cidade polonesa de Grodzisk (conhecido como Grätz quando foi governada pela Prússia e Alemanha). Sua fama e popularidade rapidamente se espalhou para outras partes do mundo no final do século 19 e princípios do século 20. A produção comercial regular diminuiu após a II Guerra Mundial e cessou por completo entre o início e meados da década de 1990. Esta descrição de estilo descreve a versão tradicional durante o período de sua grande popularidade.
Ingredientes Característicos: A moagem consiste inteiramente de malte de trigo defumado no carvalho. O malte de trigo defumado no carvalho tem um caráter diferente (e menos intenso) do que malte de cevada alemã defumado com madeira de faia; tem um sabor mais seco, mais fresco e mais fino; um sabor de bacon/presunto é inadequado. Lúpulo dos varietais Saaz (poloneses, tchecos, alemães), moderada aspereza de água sulfatada e uma levedura ale relativamente limpa e atenuante levedura ale continental fermentada a temperaturas moderadas é o tradicional. Levedura Hefeweizen alemã e/ou outras cepas com fenóis ou características estereficantes fortes são inadequadas.
Comparação de estilos: Semelhante em força a uma Berliner Weisse, mas nunca ácida. Ela tem um caráter defumado menos intenso do que uma Rauchbier.
Estatísticas Vitais:
OG: 1028-1032
FG: 1006-1012
IBU: 20-35
SRM: 3-6
ABV: 2,5-3,3%
Etiquetas: Intensidade da Sessão, Fermentação Alta, Europa Central, Cor Clara, Estilo Histórico, família-wheat-beer, Amarga, Defumada
Fonte: BJCP / Tradução por: Mauro Manzali Bonaccorsi
Leveduras Ale
Leveduras Ale