• +55 48 99172.3626 | +55 48 99111.2456
  •  

    Estilos

    O universo cervejeiro contempla muitos estilos.

    Specialty IPA: Brown IPA

    • Estatísticas Vitais:
    • IBUs: 40 – 70
    • ABV: 5.5 – 7.5%

    Impressão Geral: Como uma American IPA, lupulada, amarga e moderadamente forte, mas com algo de caramelo, chocolate, toffee e/ou caráter de frutas escuras derivados do malte como em uma American Brown Ale. Conserva o final seco e o corpo mais magro que faz as IPAs mais claras terem a drinkability alta, mas uma Brown IPA é um pouco mais saboroso e maltada que uma American IPA, sem ser doce ou pesada.

    Aroma: Um aroma de lúpulo fresco, moderado a moderadamente forte, com uma ou mais características de lúpulos americanos ou do Novo Mundo, como frutas tropicais, frutas de caroço, cítricos, florais, condimentados, berries, melão, pinho, resinosos, etc. Muitas versões utilizam dry-hopping e podem ter um aroma fresco de lúpulo adicional; isto é desejável mas não obrigatório. O caráter de grama verde cortada deve ser mínimo, se presente. Um dulçor maltado médio-baixo a médio misturado com o aroma da seleção de lúpulos, e muitas vezes apresenta chocolate, nozes, caramelo escuro, toffee, pão tostado, e/ou frutas escuras. O frutado de levedura pode também ser detectada em algumas versões, embora um caráter de fermentação neutro é também aceitável. Uma nota contida de álcool pode estar presente, mas este caráter deve ser mínimo, na melhor das hipóteses. Qualquer caráter de lúpulos americanos ou do Novo Mundo é aceitável; novas variedades de lúpulo continuam a aparecer e não deve este estilo restringir o emprego deles.

    Aparência: A cor varia do castanho-avermelhado para o castanho escuro, mas não preto. Frequentemente opaca, mas deve ser límpida se visível. As versões com dry-hopping não filtradas podem ser um pouco turvas. Espuma de médio volume, de cor creme para bronzeado, com boa persistência.

    Sabor: O sabor de lúpulo é médio a alto, e deve refletir um caráter de lúpulos americanos ou do Novo Mundo, tais como cítrico, floral, de pinho, resinosos, condimentados de frutas tropicais, frutas de caroço, berries, melão, etc. Amargor de lúpulo médio-alto a alto. O sabor do malte deve ser médio-baixo a médio, e é geralmente limpo, mas com um dulçor maltado na frente com chocolate ao leite, cacau, caramelo, nozes, biscoito, caramelo escuro, pão tostado e/ou sabores de frutas escuras. As opções do caráter de malte e a seleção de lúpulo deve complementar e reforçar um e outro, e não entrar em conflito. O nível de sabor de malte deve quase equilibrar o amargor de lúpulo e a apresentação de sabor. Baixo frutado derivado de levedura é aceitável, mas não exigido. Final agridoce a seco; o dulçor residual deve ser médio-baixo a nenhum. O amargor e o sabor de lúpulo podem permanecer no retrogosto, mas não deve ser áspero. Um sabor muito suave e limpo de álcool pode ser percebido nas versões mais fortes. Sem caráter de malte torrado, queimado, ou de amargor áspero.

    Sensação de boca: Corpo médio-leve a médio, com uma textura suave. Carbonatação média a média-alta. Sem adstringência áspera derivada do lúpulo. Muito leve, o suave aquecimento álcool não uma falta se ele não interferir no balanço geral.

    Comentários: Pode ter sido, no passado, um sub-gênero de American Brown Ales, lupuladas e mais forte que as versões comuns, mas ainda mantendo a drinkability essencial, evitando sabores doces ou um corpo ou final pesado. Os lúpulos e o malte podem ser combinados para produzir interações interessantes.

    História: Um nome mais moderno de cerveja artesanal para um estilo que tinha sido muito popular entre os cervejeiros caseiros dos Estados Unidos, quando era conhecida como uma American Brown Ale lupulada ou, às vezes, Texas Brown Ale (apesar origens na Califórnia).

    Ingredientes Característicos: Semelhante a uma American IPA, mas com maltes Cristal de cor média ou escura, maltes tipo Chocolate levemente tostados ou outros maltes com características de cor intermediária. Pode usar adjuntos de açúcar, incluindo açúcar mascavo. Lúpulos de finalização americanos ou do Novo Mundo, com características tropicais, frutadas, cítricas, de pinho, de berries, ou melão; a escolha do caráter de lúpulos e dos maltes é sinérgica – precisam complementar um ao outro e não entrar em conflito.

    Comparação de estilos: Uma versão mais forte e mais amarga de um American Brown Ale, com o balanço de uma American IPA.

    Estatísticas Vitais:
    OG: 1.056 – 1.070
    FG: 1.008 – 1.016
    IBUs: 40 – 70
    SRM: 11 – 19
    ABV: 5.5 – 7.5%

    Exemplos Comerciais: Dogfish Head Indian Brown Ale, Grand Teton Bitch Creek, Harpoon Brown IPA, Russian River Janet’s Brown Ale

    Etiquetas: Intensidade Alta, Cor Escura, Fermentação Alta, América do Norte, Estilo Artesanal, família-ipa, família-specialty, Amarga, Lupulada

    Fonte: BJCP / Tradução por: Mauro Manzali Bonaccorsi

    LEVEDURAS RELACIONADAS À ESTA CERVEJA

    OUTRAS LEVEDURAS PARA PROPAGAÇÃO

    Scroll to top
    Utilizamos cookies e outras tecnologias para que os usuários tenham uma melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando nele, entendemos que você está ciente e de acordo com a Política de Privacidade
    Aceitar