• +55 48 99172.3626 | +55 48 99111.2456
  •  

    Estilos

    O universo cervejeiro contempla muitos estilos.

    Wheatwine

    • Estatísticas Vitais:
    • IBUs: 30 – 60
    • ABV: 8.0 – 12.0%

    Impressão Geral: Cerveja de rica textura, com significativo sabor de grãos, pão e com um corpo elegante e limpo, de álcool elevado, para ser sorvida, isto é, ingerindo a cerveja lentamente, em pequenos e
    espaçados goles. A ênfase está em primeiro lugar nos sabores de pão e trigo, com interessante complexidade, devido ao malte, o lúpulo, as características frutadas da levedura e a complexidade do álcool.

    Aroma: O aroma de lúpulo é moderado e pode representar praticamente qualquer lúpulo aromático de uso final. Moderado a moderadamente forte caráter de trigo, de malte e pão, muitas vezes com a complexidade maltada adicional, tais como mel e caramelo. Um leve aroma, limpo, de álcool, pode ser percebido. Notas frutadas baixas a médio-baixas pode ser aparente. Níveis muito baixos de diacetil são aceitáveis, mas não exigidos. O caráter de levedura Weizen (banana/cravo) é inadequado.

    Aparência: A cor varia de dourado a âmbar profundo, muitas vezes com reflexos granada ou Rubi. Espuma de baixa a média formação de cor bege claro. A espuma pode ter textura cremosa e boa retenção. A turbidez a frio (chill haze) é permitida, mas geralmente se tornam limpas quando a cerveja fica mais quente. O nível elevado de álcool e viscosidade pode ser visível em lágrimas (“pernas”) quando a cerveja é agitada no copo.

    Sabor: moderado a moderadamente alto sabor de malte de trigo, que predomina no balanço do sabor sobre qualquer caráter do lúpulo. Notas baixas a moderadas de pão, tostado, caramelo ou mel são uma complexidade de bem-vinda, embora não sejam exigidas. O sabor de lúpulo é de baixo a médio, e pode refletir qualquer variedade. Moderada a moderadamente-alto caráter frutado, muitas vezes com notas de frutas secas. O amargor de lúpulo pode variar de baixo a moderado. O balanço varia de maltado a bastante equilibrado. Não deve ser xaroposo e sub-atenuado. Alguns sabores oxidativos ou vínicos podem estar presentes, assim como leves notas de álcool que são limpas e suaves, mas complexas. Um caráter complementar e de suporte de carvalho é bem-vindo, mas não é obrigatório.

    Sensação de boca: Corpo médio-alto a completamente encorpado e mastigável, muitas vezes com uma textura suculenta e aveludada. Baixa a moderada carbonatação. Leve a moderado aquecimento alcoólico pode também estar presente.

    Comentários: Os maltes escuros devem ser usados com bastante moderação. Grande parte da cor resulta de uma longa fervura. Alguns exemplos comerciais podem ultrapassar as estatísticas vitais (veja mais abaixo), e alguns podem não ser produzidos todos os anos.

    História: Um estilo de cerveja artesanal americana relativamente recente, que foi produzida pela primeira vez pela Rubicon Brewing Company, em 1988. Muitas vezes, uma cerveja sazonal de inverno, vintage, ou de lançamento único (edição limitada). As cervejarias frequentemente fazem experiências com este estilo, o que leva a uma variedade de interpretações.

    Ingredientes Característicos: Normalmente produzida com uma combinação de maltes americanos de duas carreiras e de trigo americano. O estilo normalmente utiliza 50% ou mais de malte de trigo. Qualquer variedade de lúpulo pode ser usada. Pode ser envelhecida em carvalho.

    Comparação de estilos: Mais do que simplesmente uma Barleywine com base de trigo maltado, muitas versões têm frutado muito expressivo e notas lupuladas, enquanto outras desenvolvem a complexidade através de envelhecimento em carvalho. Menos ênfase nos lúpulos do que a American Barleywine. Tem raízes na cerveja de trigo americana ao invés de qualquer estilo de cerveja de trigo alemã, por isso não deve empregar qualquer levedura com caráter de cerveja weizen alemã.

    Estatísticas Vitais:
    OG: 1.080 – 1.120
    FG: 1.016 – 1.030
    IBUs: 30 – 60
    SRM: 8 – 15
    ABV: 8.0 – 12.0%

    Exemplos Comerciais: Rubicon Winter Wheat Wine, Two Brothers Bare Trees Weiss Wine, Smuttynose Wheat Wine, Portsmouth Wheat Wine

    Etiquetas: Intensidade Muito Alta, Cor Âmbar, Fermentação Alta, América do Norte, Estilo Artesanal, família-strong-ale, família-wheat-beer, Balanceada, Lupulada

    Fonte: BJCP / Tradução por: Mauro Manzali Bonaccorsi

    LEVEDURAS RELACIONADAS À ESTA CERVEJA

    OUTRAS LEVEDURAS PARA PROPAGAÇÃO

    Leveduras para Trigo

    Nenhum post encontrado!

    Scroll to top
    Utilizamos cookies e outras tecnologias para que os usuários tenham uma melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando nele, entendemos que você está ciente e de acordo com a Política de Privacidade
    Aceitar