• +55 48 99172.3626 | +55 48 99111.2456
  •  

    Estilos

    O universo cervejeiro contempla muitos estilos.

    Belgian Pale Ale

    • Estatísticas Vitais:
    • IBUs: 20 – 30
    • ABV: 4.8 – 5.5%

    Impressão Geral: Uma ale belga moderadamente maltado, um pouco frutado, fácil de beber, de cor acobreada que é um pouco menos agressiva no perfil de sabor do que muitas outras cervejas belgas. O caráter de malte tende a ser um pouco de biscoito com um leve tostado, similar ao de mel ou caramelo; o caráter frutado é perceptível e complementar ao caráter de malte. O nível de amargor é geralmente moderado, mas pode não parecer tão elevado devido ao perfil saboroso de malte.

    Aroma: Aroma moderado de malte, que pode ser uma combinação de tostado, biscuito, ou noz, possivelmente com um leve toque de caramelo ou mel. Frutado moderado a moderadamente alto com um caráter de laranja ou como de pêra. A intensidade do caráter de lúpulo é baixa a moderada (condimentada, herbal, ou floral) opcionalmente misturado com notas de fundo apimentadas, fenólicas picantes. O caráter de lúpulo é mais baixo no balanço do que o malte e o frutado.

    Aparência: Cor âmbar ao cobre. A transparência é muito boa. Espuma branca, cremosa, compacta, que muitas vezes desaparece mais rapidamente do que nas outras cervejas belgas.

    Sabor: Tem um sabor inicial suave, brando, moderadamente maltado, com um perfil
    variável de tostado, biscoito, de noz, leves notas de caramelo e/ou mel. Frutado moderada a moderadamente alto, às vezes como de laranja ou de pêra. Caráter de lúpulo relativamente leve (média-baixo a baixo), condimentado, herbal, ou floral. O amargor do lúpulo é médio-alto a médio-baixo, e é opcionalmente reforçada por baixa a muito baixa quantidade de fenóis picantes. Final seco a equilibrado, com o lúpulo tornando-se mais acentuado no retrogosto dos exemplares com um final mais seco. Relativamente bem equilibrada, no geral, sem nenhum componente que seja de intensidade alta; malte e frutado são mais acentuados, inicialmente, com um caráter amargo e seco de suporte que chegam próximos do final.

    Sensação de boca: Corpo médio a médio-leve. Suave no palato. Nível de álcool é contido, e qualquer caráter de aquecimento deve ser baixo se estiver presente. Carbonatação média a média-alta.

    Comentários: Mais comumente encontradas nas províncias flamencas da Antuérpia e Brabant. São consideradas cervejas “comuns, para todos os dias” (Categoria I). Em comparação com suas primas superiores em álcool, da Categoria S, elas são cervejas belgas “de sessão”, com facilidade de beber. Nada deve ser muito pronunciado ou dominante; o equilíbrio é a chave. O caráter de levedura geralmente é mais sutil do que muitas cervejas belgas, com algo do frutado na direção do lúpulo.

    História: Produzida por cervejarias com raízes que remontam a meados da década de 1700, os exemplares mais conhecidos foram aperfeiçoados depois da Segunda Guerra Mundial com alguma influência da Grã-Bretanha, incluindo lúpulo e leveduras.

    Ingredientes Característicos: Malte Pilsner ou o malte Pale Ale contribuem com a maior parte da moagem com maltes (Cara) Vienna e Munich agregando cor, corpo e complexidade. O açúcar não é normalmente usado já que não se deseja uma densidade elevada. Geralmente se utilizam lúpulos dos varietais Saaz, Styrian Golding, East Kent Golding ou Fuggles. Leveduras propensas à produção moderada de fenóis são frequentemente utilizadas, mas temperaturas de fermentação deve ser mantidas moderadas para limitar este caráter.

    Comparação de estilos: Muito semelhante às Pale Ales da Inglaterra (Categoria Strong Bitter), geralmente com um caráter ligeiramente diferente de levedura e um perfil de malte mais variado. Entretanto, com menos caráter de levedura que muitas outras cervejas belgas.

    Estatísticas Vitais:
    OG: 1.048 – 1.054
    FG: 1.010 – 1.014
    IBUs: 20 – 30
    SRM: 8 – 14
    ABV: 4.8 – 5.5%

    Exemplos Comerciais: De Koninck, De Ryck Special, Palm Dobble, Palm Speciale

    Etiquetas: Intensidade Standard, Cor Âmbar, Fermentação Alta, Europa Ocidental, Estilo Tradicional, família-pale-ale, Balanceada

    Fonte: BJCP / Tradução por: Mauro Manzali Bonaccorsi

    LEVEDURAS RELACIONADAS À ESTA CERVEJA

    OUTRAS LEVEDURAS PARA PROPAGAÇÃO

    Scroll to top
    Utilizamos cookies e outras tecnologias para que os usuários tenham uma melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando nele, entendemos que você está ciente e de acordo com a Política de Privacidade
    Aceitar