Impressão Geral: Uma cerveja escura encorpada com um sabor torrado pronunciado, muitas vezes semelhantes ao café e chocolate escuro com algo da complexidade maltada. O balanço pode variar de moderadamente agridoce a amargo, com as versões mais equilibradas tendo uma moderada riqueza de malte e as versões amargas sendo bastante secas.
Aroma: Moderado a moderadamente alto aroma de café, muitas das vezes com leves notas de chocolate escuro, cacau, biscoitos, baunilha e/ou notas secundárias de cereais tostados. Ésteres de médio-baixo a nenhum. Aroma de lúpulo de baixo a nenhum, e pode ser um pouco terroso ou condimentado, mas é tipicamente ausente. Malte e Tostado dominam o aroma.
Aparência: Cor preta brilhante. Opaca. A espuma bronzeada, cremosa e espessa é característica.
Sabor: Moderado a moderadamente alto de grãos tostados ou malte, com um amargor de lúpulo médio a médio-alto. O final pode ser seco como café a moderadamente balanceado, tendo um caramelo moderado ou dulçor maltado. Normalmente, ela tem sabores tostados, como de café, mas também muitas vezes tem um caráter de chocolate escuro no palato, estendendo-se até o final. Ao fundo notas de café achocolatado (Mocha), biscoitos ou baunilha
muitas vezes estão presentes e adicionam complexidade. Frutado médio-baixo a nenhum. Sabor de lúpulo médio-baixo a nenhum (muitas vezes terroso ou condimentado). O nível de amargor, é um tanto variável, como é o caráter tostado e secura no final; permitia a interpretação por parte dos cervejeiros em um concurso.
Sensação de boca: Corpo médio-alto a elevado, com um caráter um tanto cremoso. Carbonatação moderada. Muito suave. Ela pode ter uma ligeira adstringência dos grãos tostados, mas a aspereza é indesejável. Pode ser detectado um ligeiro caráter de aquecimento.
Comentários: Tradicionalmente, um produto engarrafado. Os consumidores esperam que uma stout deva ter sempre uma cor negra; a intensidade de sabor de qualquer cerveja escura é o que os consumidores esperam desta cerveja. Nem todas as cervejarias fazem a versão típica da Guinness, seca e tostada; uma versão mais balanceada e achocolatada é igualmente aceitável.
História: As mesmas raízes da stout irlandesa, mas como um produto mais forte. Guinness Extra Stout (Extra Superior Porter, depois Double Stout) foi produzida pela primeira vez em 1821 e era originalmente um produto engarrafado. Descrita por Guinness como “uma cerveja com mais corpo, um característico amargor tostado profundo e uma textura rica e madura.” De todos os tipos de Guinness disponíveis hoje em dia, este é o mais próximo da Porter originalmente elaborada por Arthur Guinness. Tenha em consideração que hoje, Guinness Extra Stout tem diferentes intensidades em diferentes regiões; a versão europeia tem cerca de 4,2% ABV e se adapta ao estilo Irish Stout.
Ingredientes Característicos: Similar à Irish Stout.
Comparação de estilos: A meio caminho entre uma Irish Sotut e uma Foreign Extra Stout em intensidade e força de sabor, mas com um balanço similar. Mais corpo, riqueza e a maioria das vezes com maior complexidade de mates do que uma Irish Stout. De cor preta, e não marrom como uma Porter.
Estatísticas Vitais:
OG: 1.052 – 1.062
FG: 1.010 – 1.014
IBUs: 35 – 50
SRM: 25 – 40
ABV: 5.5 – 6.5%
Exemplos Comerciais: Guinness Extra Stout (versão US), O’Hara’s Leann Folláin, Sheaf Stout.
Etiquetas: Intensidade Alta, Cor Escura, Fermentação Alta, Ilhas Británicas, Estilo Tradicional, família-stout, Amarga, Tostada.
Fonte: BJCP / Tradução por: Mauro Manzali Bonaccorsi