• +55 48 99172.3626 | +55 48 99111.2456
  •  

    Estilos

    O universo cervejeiro contempla muitos estilos.

    Oud Bruin

    • Estatísticas Vitais:
    • IBUs: 20 – 25
    • ABV: 4.0 – 8.0%

    Impressão Geral: Uma Brown Ale estilo belga, maltada, frutada, envelhecida e um pouco ácida.

    Aroma: Uma complexa combinação de ésteres frutados e rico caráter de malte. Ésteres médio a médio-alto que com frequência remetem a passas, ameixas, figos, tâmaras, cerejas pretas ou ameixas passas. Médio-baixo a médio-alto caráter de malte de caramelo, toffee, laranja, melaço ou chocolate. Fenóis condimentados podem estar presentes em quantidades baixas para dar complexidade. Um caráter de Jerez pode estar presente e geralmente denota uma exemplar envelhecido. Pode estar presente um baixo aroma ácido que pode aumentar um pouco com o envelhecimento, mas não deve crescer a um acético/caráter de vinagre notável. Aroma de lúpulo ausente. O diacetil é percebido apenas em muito pequenas quantidades, e em todo caso, como um aroma complementar.

    Aparência: Cor marrom-avermelhado escuro a marrom. Boa limpidez. Média a boa retenção de espuma, de cor marfim a bronzeado claro.

    Sabor: Maltado com a complexidade frutada e, normalmente, com algum caráter de caramelo. Frutado médio a médio-alto que normalmente inclui frutas escuras ou secas, como passas, ameixas, figos, tâmaras, cerejas pretas ou ameixas. Médio-baixo a médio-alto caráter de malte caramelo, toffee, laranja, melaço ou chocolate. Fenóis condimentados podem estar presentes em quantidades baixas para dar complexidade. Uma ligeira acidez muitas vezes se torna mais pronunciada em exemplares mais
    envelhecidos, junto com um pouco de caráter de Jerez, produzindo um perfil de “sweet-and-sour”. A acidez não deve ser elevada a um caráter de vinagre/acético notável. Sabor de lúpulo ausente. Amargor do lúpulo restringido. Uma baixa oxidação é apropriada como um ponto de complexidade. O diacetil é percebido somente em quantidades muito pequenas, e em todo caso, como um sabor complementar. O equilíbrio é maltado, mas com sabor frutado e acidez presente. Final doce e ácido.

    Sensação de boca: Corpo médio a médio-alto. Baixa a moderada carbonatação. Sem adstringência.

    Comentários: Longo envelhecimento e mistura de cervejas jovens e envelhecidas podem ocorrer, adicionando suavidade e complexidade e equilíbrio a qualquer caráter áspero e acre. Este estilo foi concebido para estabelecer exemplares com um caráter de envelhecimento moderado e são considerados assim superiores aos exemplares mais jovens. Como nas Fruit Lambics, a Oud Bruin pode ser usado como uma base para cervejas com sabor de fruta, tais como kriek (cerejas) ou frambozen (framboesas), embora estas devem ser inscritas na categoria Classic Style Fruit Beer.

    História: Uma “Old Ale” originária da Flandres Oriental, tipificado pelos produtos da cervejaria Liefmans (agora de propriedade da Riva), que tem raízes por volta dos anos 1600. Historicamente produzida como uma “cerveja de provisão”, que iria desenvolver algum azedume com a idade, uma vez que envelhecida. Estas cervejas eram tipicamente mais amargas que os exemplos comerciais atuais. Enquanto as Flanders Red Ale são envelhecidas em barricas de carvalho, as Oud Bruins são envelhecidas em temperatura ambiente, em tanques de aço inoxidável.

    Ingredientes Característicos: Uma base de malte Pils com quantidades criteriosas de maltes Cara escuros e um pouco de malte preto ou tostado. Muitas vezes inclui milho. Lúpulos continentais com baixo teor de alfa-ácidos são típicos (recomenda-se evitar o emprego de lúpulo com níveis altos de alfa-ácidos ou americanos diferenciados). Saccharomyces e Lactobacillus (e) Acetobacter contribuem para a fermentação e eventual sabor. Lactobacillus reage mal a níveis elevados de álcool. Água rica em carbonatos é típica da sua região de origem e funciona como tampão amortizando a acidez dos maltes escuros e da acidez láctica. O magnésio na água acentua a acidez.

    Comparação de estilos: Um caráter mais profundo de malte distingue estas cervejas das Flanders Red Ale. A Oud Bruin é menos acética e mais maltada que um Red Flanders, e os sabores frutados são mais orientados para o malte.

    Estatísticas Vitais:
    OG: 1.040 – 1.074
    FG: 1.008 – 1.012
    IBUs: 20 – 25
    SRM: 15 – 22
    ABV: 4.0 – 8.0%

    Exemplos Comerciais: Ichtegem Oud Bruin, Liefmans Goudenband, Liefmans Liefmans Oud Bruin, Petrus Oud Bruin, Riva Vondel, Vanderghinste Bellegems Bruin

    Etiquetas: Intensidade Standard, Cor Escura, Fermentação Alta, Europa Ocidental, Estilo Tradicional, família-sour-ale, Maltada, Sour

    Fonte: BJCP / Tradução por: Mauro Manzali Bonaccorsi

    LEVEDURAS RELACIONADAS À ESTA CERVEJA

    OUTRAS LEVEDURAS PARA PROPAGAÇÃO

    Scroll to top
    Utilizamos cookies e outras tecnologias para que os usuários tenham uma melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando nele, entendemos que você está ciente e de acordo com a Política de Privacidade
    Aceitar