Impressão Geral: Uma versão de American IPA frutada, condimentada e refrescante, mas com uma cor mais clara, menos do corpo, e que se caracteriza pela adição das distintas leveduras e/ou especiarias típicas de uma Witbier belga.
Aroma: Ésteres frutados moderados de banana, cítricos e, às vezes, damasco. Pode ter leve a moderado aroma de especiarias como coentro ou pimenta, seja por conta de adições reais de especiarias e/ou seja resultante do trabalho da levedura belga. O aroma de lúpulo é moderadamente baixo a médio, normalmente de variedades americanas ou do Novo Mundo, com frutas de caroço, cítricos e aromas tropicais. Os ésteres e especiarias podem reduzir a
percepção de aroma de lúpulo. Leves fenólicos como cravo podem estar presentes.
Aparência: Cor de amarelo palha à cor dourada profunda, geralmente turva. Espuma branca de moderada a grande formação, densa e que persiste.
Sabor: Leve de sabor de malte, às vezes com um pouco de pão. Os ésteres frutados são moderados a altos, com sabores cítricos semelhantes a grapefruit e laranja, ou de frutas de caroço como damasco. Às vezes, sabores como de banana estão presentes. O sabor de lúpulo é médio-baixo para médio-alto, com qualidades cítricas ou frutadas. Alguns sabores condimentados como cravo, derivados da levedura belga podem estar presentes. Sabores de coentro e casca de laranja podem ser encontrados também. O amargor é elevado, o que leva a um final refrescante, moderadamente seco.
Sensação de boca: corpo médio-leve com carbonatação média a média-alta. Normalmente sem adstringência, embora os exemplares muito condimentados podem apresentar uma leve adstringência que não é perturbadora.
Comentários: Uma interpretação de cerveja artesanal de uma American IPA cruzada com uma Witbier.
História: Os cervejeiros artesanais americanos desenvolveram o estilo como uma cerveja sazonal do final do inverno e início da primavera para atrair tanto os bebedores de IPA como os de Witbier.
Ingredientes Característicos: Maltes claros e de trigo, levedura belga, lúpulos americanos de variedades cítricas.
Comparação de Estilo: Semelhante ao estilo Belgian Wit, exceto pela alta lupulagem, a nível de uma American IPA. Amarga e lupulada como uma IPA, mas frutada, condimentada e leve como a Wit. Normalmente, o aroma e sabor de lúpulo não são tão proeminentes como em uma American IPA.
Estatísticas Vitais:
OG: 1.056 – 1.065
FG: 1.010 – 1.016
IBUs: 40 – 70
SRM: 5 – 8
ABV: 5.5 – 7.0%
Exemplos Comerciais: Blue Point White IPA, Deschutes Chainbreaker IPA, Harpoon The Long Thaw, New Belgium Accumulation
Etiquetas: Intensidade Alta, Cor Clara, Fermentação Alta, América do Norte, Estilo Artesanal, família-ipa, família-specialty, Amarga, Lupulada, Condimentada
Fonte: BJCP / Tradução por: Mauro Manzali Bonaccorsi