• +55 48 99172.3626 | +55 48 99111.2456
  •  

    Estilos

    O universo cervejeiro contempla muitos estilos.

    Winter Seasonal Beer

    • Estatísticas Vitais:
    • Irão variar dependendo da cerveja base subjacente. O ABV é geralmente acima de 6%, e a maioria dos exemplares tendem a ter cores escuras.

    As Winter Seasonal Beers são cervejas que sugerem um clima frio e a temporada de férias de Natal, e pode incluir especiarias de festas, açúcares especiais e outros produtos que são reminiscência a mescla de especiarias ou sobremesas do feriado do Natal. Consulte a seção de Introdução às Specialty-Type Beer para comentários adicionais, notadamente sobre a avaliação do balanço dos ingredientes adicionados com a cerveja base.

    Impressão Geral: Uma cerveja mais forte, mais escura e condimentada que muitas vezes tem um corpo rico e um final aquecedor sugerindo um bom acompanhamento para a temporada fria de inverno.

    Aroma: Uma grande variedade de compostos aromáticos é possível, embora muitos exemplares são uma reminiscência a biscoitos de Natal, pão de gengibre, pudim de Natal tipo inglês, árvores de folhas perenes (verdes o ano todo), ou mulling spice (uma mistura de especiarias utilizada colocada em um recipiente para ser bebida, junto com bebidas alcoólicas como sidras de maçã, vinhos ou drinks preparados por bartenders, por exemplo, mas também em sucos. A combinação de especiarias varia, mas geralmente consiste em canela, cravo, pimenta da Jamaica e noz moscada; e menos frequente, anis estrelado, pimenta ou cardamomo, que podem vir com inclusão ou não de uvas passas, maçã ou casca de laranja). Qualquer combinação de compostos aromáticos que sugere a temporada de festas é bem-vinda. O estilo de cerveja base na maioria das vezes tem um perfil maltado que suporta a apresentação equilibrada dos aromáticos a partir de especiarias e possivelmente outros ingredientes especiais. Fermentáveis
    adicionais (por exemplo, mel, melaço, xarope de bordo, etc.) podem emprestar suas próprias compostos aromáticos únicos. Os lúpulos aromáticos são frequentemente ausentes, ou são sutis e ligeiramente condimentados. Algum caráter de fruta (frequentemente de casca de frutas cítricas em pó ou de frutas secas, como passas ou ameixas) é opcional, mas aceitável. Álcoois aromáticos podem ser encontrados em alguns exemplares, mas este caráter deve ser contido. O aroma geral deve ser balanceado e harmonioso, e é frequentemente bastante complexo e convidativo.

    Aparência: Geralmente de cor âmbar médio a castanho muito escuro (as versões mais escuras são mais comuns). Normalmente límpida, embora versões mais escuras podem ser praticamente opacas. Alguns exemplares podem apresentar turbidez a frio (chill haze), que é aceitável. Geralmente tem uma espuma bem formada, que é muitas vezes de cor marfim a leve bronzeado.

    Sabor: Muitas interpretações são possíveis; permitir ao cervejeiro o uso da criatividade, desde que o produto resultante seja equilibrado e proporcione alguma apresentação das especiarias. Especiarias associadas com a temporada de festas de fim de ano são típicas (como mencionado na seção do aroma). As especiarias e fermentáveis opcionais devem ser de apoio e misturar-se bem com o estilo de cerveja base. São comuns os sabores ricos em base de malte e/ou maltados doces, e podem incluir caramelo, tostados, nozes, e sabores de chocolate. Pode incluir algumas frutas secas ou sabores de casca de frutas secas, como passas, ameixa, figo, casca de laranja ou casca de limão. Pode incluir sabores distintos de fermentáveis específicos (melado, mel, açúcar mascavo, etc.), embora estes elementos não sejam necessárias. O caráter de árvore de folhas perenes (verdes o ano todo) é opcional, mas encontrada em alguns exemplares. A ampla gama de ingredientes especiais deve ser de apoio e balanceados, não tão proeminente a ponto de ofuscar a cerveja base. O amargor e o sabor do lúpulo são geralmente restritos, a fim de não interferir com as especiarias e ingredientes especiais. Geralmente tem um final pleno e satisfatório, e muitas vezes tem algum sabor de álcool. Características de malte tostado são raros, e geralmente não são mais fortes do que o chocolate.
    Sensação na Boca: É possível uma ampla gama de interpretações. O corpo é geralmente médio a alto, e um certo maltado mastigável é muitas vezes presente. Moderadamente baixa a moderadamente alta carbonatação é típica. Muitos exemplares mostrarão algum envelhecimento e um aquecimento alcoólico, mas sem ser excessivamente quente. As cervejas não tem que ser excessivamente fortes para mostrar alguns efeitos do aquecimento.

    Comentários: O balanço geral é a chave para a apresentação de uma Winter Seasonal Beer bem feita. Os ingredientes especiais devem complementar a cerveja base e não suprimi-la. O cervejeiro deve reconhecer que algumas combinações de estilos de cerveja base e ingredientes especiais funcionam bem juntos, enquanto outros não resultam em combinações harmoniosas. Se a cerveja base é um Estilo Clássico, o estilo original deve ser identificável através de aroma e sabor. Sempre que se declaram as especiarias, ervas ou fermentáveis adicionais, cada uma deve ser perceptível e distinguível à sua própria maneira (embora não necessariamente individualmente identificáveis; balancear com os outros ingredientes segue sendo crítico). Por outras palavras, a cerveja deve ser entendida como uma cerveja com especiarias, mas sem ter que dizer que especiarias específicas estão presentes (mesmo se declarado).

    História: Ao longo da história, as cervejas intensas e com um pouco mais elevado teor de álcool sempre foram apreciadas durante as férias de inverno, quando velhos amigos se reúnem para desfrutar a estação. Muitas
    cervejarias produzem cervejas sazonais únicas que podem ser mais escuras, mais forte, condimentadas, ou, de outra forma, com mais características do que as suas cervejas normais. As versões condimentadas são uma tradição americana ou belga, uma vez que as cervejarias inglesas ou Alemãs tradicionalmente não usam especiarias em suas cervejas.

    Ingredientes Característicos: Geralmente ales, embora existam algumas Dark Strong Lagers. As especiarias são necessárias, e incluem frequentemente aquelas que evocam a época de Natal (por exemplo, pimenta da Jamaica, noz-moscada, canela, cravo, gengibre), mas qualquer combinação é possível e a criatividade é incentivada e valorada. Podem ser usadas cascas de frutas (por exemplo, laranja, limão), assim como sutis adições de outras frutas. Adjuntos saborosos são frequentemente utilizados (por exemplo, melaço, melado, açúcar invertido, açúcar mascavo, mel, xarope de bordo, etc.).
    Instruções de Entrada: O participante deve especificar um estilo de cerveja base, mas o estilo declarado não tem que ser um Estilo Clássico. O participante deve especificar o tipo de especiarias, açúcar, frutas, ou fermentáveis adicionais utilizados; ingredientes individuais não precisam ser especificados se uma mistura bem conhecido de especiarias é usada (por exemplo, Mulling Spice – veja na seção Aroma deste estilo).

    Estatísticas Vitais: OG, FG, IBUs, SRM e ABV irão variar dependendo da cerveja base subjacente. O ABV é geralmente acima de 6%, e a maioria dos exemplares tendem a ter cores escuras.

    Exemplos Comerciais: Anchor Our Special Ale, Goose Island Christmas Ale, Great Lakes Christmas Ale, Harpoon Winter Warmer, Lakefront Holiday Spice Lager Beer, Weyerbacher Winter Ale

    Etiquetas: Specialty Beer, Condimentada

    Fonte: BJCP / Tradução por: Mauro Manzali Bonaccorsi

    LEVEDURAS RELACIONADAS À ESTA CERVEJA

    OUTRAS LEVEDURAS PARA PROPAGAÇÃO

    Scroll to top
    Utilizamos cookies e outras tecnologias para que os usuários tenham uma melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando nele, entendemos que você está ciente e de acordo com a Política de Privacidade
    Aceitar