Impressão Geral: Uma cerveja centrada nos maltes, geralmente caramelizada, às vezes com alguns ésteres e, ocasionalmente, com Butterscotch no retrogosto. Lúpulos apenas para balancear e dar sustentação ao malte. O caráter de malte pode variar de seco e de grãos, a rico tostado e caramelizado, mas nunca queimado e, especialmente, não ter nunca um caráter de fumaça de turfa.
Aroma: Baixo a médio maltado, muitas vezes com notas de migalhas de pão torrado, biscoito champanhe e biscoitos ingleses. Caramelo de baixo a médio e um baixo Butterscotch é admissível. Caráter suave de fruta de caroço é encontrado nos melhores exemplares. Pode ter baixo aroma de lúpulo tradicional inglês (terroso, floral, cítrico de laranja, condimentado, etc.). A fumaça de turfa é inadequada.
Aparência: Cor cobre claro ao castanho muito escuro. Límpida. Espuma cremosa de baixa a moderada, de cor bege clarinho.
Sabor: Inteiramente focada no malte, com sabores que variam de maltes claros, de pão, com notas de caramelo e maltes ricamente tostados (mas nunca queimados) ou uma combinação destes. Os ésteres de fruta não são necessários, mas adicionam profundidade; todavia não são elevados. Amargor de lúpulo para equilibrar o malte. O sabor de lúpulo, de baixo a nenhum está permitido e deve ser de caráter tradicional Inglês (terroso, floral, cítrico de laranja, condimentado, etc.). O fim varia entre rico e maltado, a seco e granulado. Um sutil caráter de Butterscotch é aceitável, mas o açúcar queimado não é. O balanço de maltes e lúpulos está inclinado em direção aos maltes. A fumaça de turfa é inadequada.
Sensação de boca: Corpo médio-baixo a médio. Carbonatação baixa a moderada. Pode ser relativamente rica e cremosa a seco e granulada.
Comentários: Ales centradas em malte que obtém a maior parte de seu caráter de maltes especiais, nunca do processo. Maltes queimadas ou açúcares do mosto através de “caramelização em panela fervendo” não são tradicionais, nem tampouco tem abertamente um caráter “Butterscotch”. É essencialmente um produto de barril (on tap). O caráter de fumaça é inadequado, como qualquer outro que tradicionalmente venha da turfa na fonte de água. Scottish Ales com carácter esfumaçado devem ser registadas como Classic Style Smoked Beer.
Ingredientes Característicos: Originalmente usava-se maltes Pale escoceses, sêmola ou flocos de milho e caramelo de cervejarias para a cor. Mais tarde, foi adaptada a receita com o uso de ingredientes adicionais, tais como maltes âmbar ou marrom, maltes Cristal ou de trigo, grãos torrados ou açúcares escuros para ajuste de cor, mas não
para sabor ‘tostado’. Adjuntos de açúcar são tradicionais. Levedura limpa ou ligeiramente frutada. Malte defumado de turfa não é autêntico e não é apropriado.
Comparação de estilos: Caráter similar a de de uma Wee Heavy, mas muito mais leve.
Estatísticas Vitais:
OG: 1035-1040
FG: 1.010 – 1.015
IBUs: 10 – 20
SRM: 13 – 22
ABV: 3.2 – 3.9%
Exemplos Comerciais: Broughton Greenmantle Ale, Caledonia Smooth, McEwan’s 70, Orkney Raven Ale, Tennent’s Special Ale.
Etiquetas: Intensidade Session, Cor Âmbar, Fermentação Alta, Ilhas Britânicas, Estilo Tradicional, família-amber-ale, Maltada.
Fonte: BJCP / Tradução por: Mauro Manzali Bonaccorsi