Impressão Geral: Uma substancial, maltada cerveja escura com um complexo e saboroso caráter de malte escuro.
Aroma: médio-leve a médio-forte aroma de malte escuro, frequentemente com um caráter levemente queimado. Opcionalmente também pode mostrar algum caráter adicional de malte adicionais de suporte (granulado, de pão, toffee, caramelado, chocolate, café, rico, e/ou doce). Aroma de lúpulo baixo a alto, muitas vezes com caráter resinoso, terroso, ou floral. Pode ser dry-hopped. Os ésteres frutados são moderada a nenhum.
Aparência: Cor marrom médio a marrom muito escuro, muitas das vezes com reflexos de matizes rubi assim como granada. Pode se aproximar de cor preta. A limpidez e transparência pode ser difícil de discernir em uma cerveja escuro, mas quando não se apresenta opaca será límpida (particularmente quando colocada na direção da fonte de luz). Espuma volumosa, de cor bege amarelada a castanho dourado, com moderada a boa retenção.
Sabor: Moderadamente forte sabor de malte que geralmente apresenta um leve caráter de malte queimado (e, por vezes, sabores de chocolate e/ou café) com um pouco de grãos, maltes escuros secos no final. O sabor, no geral, pode ter um acabamento de seco a médio-doce. Pode ter um caráter acentuado dos grãos tostados escuros, mas não deve ser excessivamente
acre, queimado ou áspero. De médio a elevado amargor, que pode ser acentuada pelo malte escuro. O sabor pode de lúpulo pode variar de alto a baixo com notas resinosas, terrosas, ou florais e balanço dos sabores de maltes escuros. O malte escuro e os lúpulos não devem colidir. Versões dry-hopped podem ter um sabor resinoso. Ésteres frutados moderados a nenhum.
Sensação na Boca: Corpo médio a médio-alto. Moderadamente baixa a moderadamente alta carbonatação. Versões mais fortes podem ter um ligeiro calor alcoólico. Pode apresentar uma leve adstringência dos maltes escuros, embora este caráter não deve ser forte.
Comentários: Um estilo bastante amplo e aberto para interpretações dos cervejeiros. A intensidade e sabor dos maltes escuros podem variar significativamente. Pode ou não ter um forte caráter de lúpulo e pode não ter significativos subprodutos da fermentação; assim, pode parecer ter um caráter “American” ou “British”.
História: Uma versão mais forte e mais agressiva de pre-prohibition Porters e/ou English Porters desenvolvidas na era moderna de cerveja artesanal. Versões históricas existiram, particularmente na Costa Leste dos EUA, algumas das quais ainda estão sendo produzidas (Ver Historical Beer, Pre-Prohibition Porter). Este estilo descreve a versão moderna de cerveja artesanal.
Ingredientes Característicos: Pode conter uma variedade de maltes, destacadamente maltes escuros, que muitas vezes incluem malte preto (Malte de chocolate também é frequentemente utilizado). São tipicamente empregados lúpulos americanos para amargor, mas também podem ser utilizados lúpulos de finalização dos Estados Unidos ou do Reino Unido; uma qualidade cítrica chocante e expressiva é geralmente indesejada. Levedura ale de variedades limpas é característica e pode ser de versões dos EUA ou do Reino Unido.
Comparação de estilos: Mais amarga e frequentemente mais forte, com mais qualidades de malte escuro e secura do que as English Porters ou Pre-Prohibition Porters. Menos forte e assertiva que as American Stouts.
Estatísticas Vitais:
OG: 1.050 – 1.070
FG: 1.012 – 1.018
IBUs: 25 – 50
SRM: 22 – 40
ABV: 4.8 – 6.5%
Exemplos Comerciais: Anchor Porter, Boulevard Bully! Porter, Deschutes Black Butte Porter, Founders Porter, Great Lakes Edmund Fitzgerald Porter, Smuttynose Robust Porter, Sierra Nevada Porter
Etiquetas: Intensidade Standard, Cor Escura, Fermentação Alta, América do Norte, Estilo Artesanal, família-porter, Amarga, Tostada, Lupulada
Fonte: BJCP / Tradução por: Mauro Manzali Bonaccorsi