• +55 48 99172.3626 | +55 48 99111.2456
  •  

    Estilos

    O universo cervejeiro contempla muitos estilos.

    Lambic

    • Estatísticas Vitais:
    • IBUs: 0 – 10
    • ABV: 5.0 – 6.5%

    Impressão Geral: Uma cerveja wild belga de trigo bastante acidulada, na maioria das vezes moderadamente funky, com a acidez tomando o lugar do lúpulo de amargor no balanço. Tradicionalmente fermentada espontaneamente na região de Bruxelas e servida sem carbonatar, a acidez refrescante a converte em uma bebida de cafeteria, muito agradável.

    Aroma: Um aroma decididamente ácido é muitas vezes dominante nos exemplares jovens, mas pode tornar-se mais suave com o envelhecimento, uma vez que combina com aromas descritos como estábulo, terroso, caprílico, feno, cavalo, e cobertor de cavalo. Um suave aroma cítrico-frutado é considerado favorável. Um aroma entérico, defumado, como a cigarro, charuto ou queijo é desfavorável. As versões mais
    antigas são geralmente frutadas, com aromas de maçãs ou mesmo mel. Sem aroma de lúpulo.

    Aparência: Amarelo pálido a dourado profundo na cor; a idade tende a
    escurecer a cerveja. A transparência é de boa a turva. As versões mais novas são muitas vezes turvas, enquanto as mais velhas geralmente são límpidas. Espuma regulamente branca e geralmente de baixa retenção.

    Sabor: Os exemplares jovens são na maioria das vezes notavelmente lácticos e acres, mas com o envelhecimento pode levar esse caráter a um maior balanço com o malte, o trigo e as características de estábulo. Os sabores frutados são mais simples em Lambics jovens e mais complexas nos exemplares mais antigos, onde elas são uma reminiscência de maçãs ou outras frutas leves, ruibarbo (planta fitoterápica), ou mel. Alguns sabores cítricos (muitas vezes de grapefruit) são ocasionalmente perceptíveis, e são desejáveis. O caráter de malte e trigo é tipicamente baixo, com algumas notas de pão e de grãos. Um caráter entérico, caráter smoky ou charuto-como é indesejável. O amargor de lúpulos é baixo a nenhum, e geralmente não detectável; a acidez proporciona o equilíbrio. Normalmente tem um final seco. Sem sabor de lúpulo.

    Sensação de boca: Corpo leve a médio-leve. Apesar da baixa densidade final, os muitos sabores enchem a boca impedindo que a cerveja seja percebida como que com uma textura de água. Como regra geral, as lambics se tornam secas com o envelhecimento, o que faz com que seja a secura um indicador razoável de idade. Tem uma qualidade acre que provoca, como reação, um espasmo médio a alto, sem ser acentuadamente adstringente. As versões tradicionais são praticamente completamente sem gás, mas exemplares engarrafadas podem pegar carbonatação moderada com a idade.

    Comentários: As cervejas straight lambics são de lote único (batch) e sem serem compostas por mistura de duas ou mais cerejas (unblended). Uma vez que não são misturadas, as straight lambics são na maioria das vezes um verdadeiro produto de “caráter da casa” de uma cervejaria e serão mais variáveis do que um Gueuze. Elas são geralmente servidas jovens (6 meses) e na torneira (barril), e são cervejas baratas, fáceis de beber, e sem carbonatação adicional. As versões mais jovens tendem a ser unidimensionalmente acres, já que o complexo caráter Brett leva, geralmente, mais de um ano para se desenvolver. Um caráter entérico é muitas das vezes um indicativo de que uma lambic é muito jovem. Um caráter avinagrado ou de cidra perceptível é considerada uma falta por cervejeiros belgas. Uma vez que a levedura selvagem e as bactérias fermentam TODOS os açúcares, normalmente são engarrafadas apenas quando tenham fermentado por completo.


    História: Wild Ales fermentadas espontaneamente em Bruxelas e ao seu redor (Vale do Rio Senne) são provenientes de uma tradição cervejeira do campo (Farmhouse Ale) de vários séculos. O número de produtores está constantemente diminuindo.

    Ingredientes Característicos: São utilizados trigo não maltado (30-40%), malte Pilsner e lúpulo envelhecido (3 anos). Os lúpulos envelhecidos são usados mais para efeitos de conservação do que amargor, e faz com que os níveis de amargor reais sejam difíceis de estimar. Tradicionalmente, essas cervejas são fermentadas espontaneamente com leveduras de origem natural e bactérias em barris predominantemente de carvalho. As barricas usadas são neutras com pouco caráter de carvalho, então não espere um caráter de carvalho fresco ou orientado ao carvalho; o mais neutro é típico. As versões caseiras e produzidas artesanalmente são mais tipicamente feitas com culturas puras de levedura geralmente incluindo Saccharomyces, Brettanomyces, Pediococcus e Lactobacillus, numa tentativa para recriar os efeitos da microbiota dominante de Bruxelas e arredores do Vale do Rio Senne. As culturas tomadas a partir de garrafas são por vezes utilizadas mas não há nenhum modo simples de saber se os organismos ainda são viáveis.

    Comparação de estilos: Geralmente tem uma acidez mais simples e a complexidade de um Gueuze. Tradicionalmente é servida sem carbonatar, em jarros, enquanto gueuze é engarrafada e é muito a altamente carbonatada.

    Estatísticas Vitais:
    OG: 1.040 – 1.054
    FG: 1.001 – 1.010
    IBUs: 0 – 10
    SRM: 3 – 7
    ABV: 5.0 – 6.5%


    Exemplos Comerciais: A única versão engarrafada facilmente disponível é Cantillon Grand Cru Bruocsella de qualquer batch antigo (vintage) que o cervejeiro considere digno de engarrafar. De Cam às vezes engarrafa suas lambics mais antigas (5 anos) . Nos arredores de Bruxelas têm cafeterias especializadas que frequentemente tem draught lambics de tradicionais cervejeiros ou blenders tais como Boon, De Cam, Cantillon, Drie Fonteinen, Lindemans, Timmermans e Girardin.

    Etiquetas: Intensidade Standard, Cor Clara, Fermentação-Wild, Europa Ocidental, Estilo Tradicional, família-wheat-beer, Sour

    Fonte: BJCP / Tradução por: Mauro Manzali Bonaccorsi

    LEVEDURAS RELACIONADAS À ESTA CERVEJA

    Scroll to top
    Utilizamos cookies e outras tecnologias para que os usuários tenham uma melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando nele, entendemos que você está ciente e de acordo com a Política de Privacidade
    Aceitar