• +55 48 99172.3626 | +55 48 99111.2456
  •  

    Estilos

    O universo cervejeiro contempla muitos estilos.

    Specialty IPA: Rye IPA

    • Estatísticas Vitais:
    • IBUs: 50 – 75
    • ABV: 5.5 – 8.0%

    Impressão Geral: Uma American Pale Ale decididamente lupulada e amarga, moderadamente forte, exibindo modernas variedades de lúpulos americanos e do Novo Mundo e maltes de centeio. O balanço é orientado para os lúpulos, com um perfil de fermentação limpo e final seco e limpo, acompanhados de malte de sustentação, a permitir uma gama criativa de caráteres de lúpulo se destacarem.

    Aroma: Um proeminente a intenso aroma de lúpulo com uma ou mais características de lúpulos americanos ou do Novo Mundo, com notas cítricas, florais, de pinho, resinosas, condimentadas, de frutas tropicais, de frutas de caroço, de berries, de melão, etc. Em muitas versões é realizado dry-hopping e pode ter um aroma fresco de lúpulo adicional; isto é desejável, mas não é exigido. Um caráter de grama verde deve ser mínimo, se estiver presente. Pode ter baixo apimentado do malte de centeio. Um limpo aroma maltado de grãos de baixa a média-baixa intensidade pode ser encontrado no fundo. Frutado de levedura pode também ser detectado em algumas versões, embora um caráter de fermentação neutra também é aceitável. Uma nota de álcool contida pode estar presente, mas esse caráter deve ser mínimo na melhor das hipóteses. Qualquer lúpulo americano ou do Novo Mundo é aceitável; novas variedades de lúpulo continuar a aparecer e este estilo não deve restringir o emprego de novos lúpulos.

    Aparência: A cor varia de dourado médio a âmbar-avermelhado. Deve ser límpida, embora versões não filtradas com dry-
    hopping podem ser um pouco turvas. Espuma de média formação, branca a bege claro, com boa persistência.
    Sabor: O sabor de lúpulo é de médio a muito alto, e deve refletir um caráter de lúpulo americano ou do Novo Mundo, tais como cítricos, florais, de pinho, resinosos, condimentados, de frutas tropicais, de frutas de caroço, de berries, de melão, etc. Amargor de lúpulo, de médio-alto a muito alto. O sabor de malte deve ser baixo a médio-baixo, e é geralmente limpo e com caráter maltado de grãos, embora alguns suaves sabores de caramelo ou tostado são aceitáveis. Um leve condimentado de grãos de malte de centeio deve estar presente. Baixo frutado derivado da levedura é aceitável, mas não é exigido. O malte de centeio contribui para um final seco; dulçor residual deve ser de baixo a nenhum. O sabor e amargor do lúpulo e a secura podem permanecer no retrogosto mas não deve ser áspero. Um sabor álcool limpa muito leve pode ser percebido nas versões mais fortes.

    Sensação de boca: Corpo médio-leve a médio, com um suave textura. Carbonatação média a média-alta. Sem adstringência áspera derivada do lúpulo. Um suave aquecimento por álcool não uma falta se ele não interferir no balanço geral.

    Comentários: Uma variação da cerveja artesanal americana moderna do estilo American IPA. O car[ater de malte de centeio deve ser perceptível, de outra forma deve ser inscrita, no concurso, como uma American IPA. Nota amadeirada é inadequada neste estilo; se bem perceptível a nota amadeirada, deve ser inscrita, no concurso, na categoria Wood-Aged.

    História: Observando como agregar complexidade e variedade de versões às suas IPAs, os cervejeiros artesanais e caseiros (Homebrewers), substituíram com malte de centeio uma parte do malte base de suas receitas. Rye IPAs, RyePAs ou RIPA têm encontrado um lugar em muitas cervejarias artesanais como cervejas de rotatividade sazonal.

    Ingredientes Característicos: Maltes Pale Ale duas fileiras como base, 15-20% de malte de centeio, lúpulos americanos ou do Novo Mundo, levedura americana ou inglesa com um perfil limpo ou ligeiramente frutado. Geralmente puro malte, mas macerada a temperaturas mais baixas para uma alta atenuação. Adições de açúcar para ajudar a atenuação são aceitáveis. O nível de sulfatos na água varia de suave a moderado. Uso contido de maltes Cristal, se for o caso, pois quantidades elevadas podem levar a um final doce e confrontar com o caráter de lúpulo.
    Comparação de Estilo: Mais seca e ligeiramente mais picante do que uma American IPA. O amargor e condimentado do centeio permanece mais tempo do que o de uma American IPA. Não tem o caráter intenso de malte de centeio de uma Roggenbier. Alguns exemplares são mais fortes como uma Double IPA.

    Estatísticas Vitais:
    OG: 1.056 – 1.075
    FG: 1.008 – 1.014
    IBUs: 50 – 75
    SRM: 6 – 14
    ABV: 5.5 – 8.0%

    Exemplos Comerciais: Arcadia Sky High Rye, Bear Republic Hop Rod Rye, Founders Reds Rye, Great Lakes Rye of the Tiger, Sierra Nevada Ruthless Rye

    Etiquetas: Intensidade Alta, Cor Âmbar, Fermentação Alta, América do Norte, Estilo Artesanal, família-ipa, família-specialty, Amarga, Lupulada

    Fonte: BJCP / Tradução por: Mauro Manzali Bonaccorsi

    LEVEDURAS RELACIONADAS À ESTA CERVEJA

    OUTRAS LEVEDURAS PARA PROPAGAÇÃO

    Scroll to top
    Utilizamos cookies e outras tecnologias para que os usuários tenham uma melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando nele, entendemos que você está ciente e de acordo com a Política de Privacidade
    Aceitar