Impressão Geral: Uma ale dourada, de intensidade moderada, que tem uma complexidade sutil frutada-picante, de levedura belga, com um pouco de sabor de malte doce e um final seco.
Aroma: Lúpulo no nariz ligeiramente terroso ou condimentado com um caráter de maltes que remete a grãos doces. Apresenta um
caráter de levedura sutil que pode incluir compostos fenólicos condimentados, álcool perfumado ou como mel, levedura e ésteres frutados (geralmente como laranja ou limão). Leve dulçor que pode ter um caráter ligeiramente similar a açúcar. Sutil mas complexo.
Aparência: cor dourada, de claro a profundo. No geral muito límpida. Espuma alta, densa e cremosa, de cor branca a bege clarinho. Boa retenção com Belgian Lace (rendado belga, fixado na parede da taça, enquanto a espuma desaparece).
Sabor: leve a moderado sabor maltado de grãos doces no início, mas com um final semi-seco a seco com um pouco de álcool suave que se torna mais evidente no retrogosto. Amargor médio de lúpulo e álcool para balancear. Sabor de lúpulo suave, condimentado ou terroso. Caráter de levedura muito suave (ésteres e álcoois, que são, por vezes, perfumados ou como laranja/limão). Leves fenóis picantes são opcionais. Algum dulçor de açúcar ligeiramente caramelizado como o mel no palato.
Sensação de boca: Uma carbonatação média-alta a alta carbonatação pode produzir uma sensação borbulhante e de enchimento na boca. Corpo médio. Leve a moderado calor alcoólico, mas suave. Pode ser um pouco cremosa.
Comentários: A maioria tem um caráter quase lager, que lhe confere um perfil mais limpo em comparação com muitos outros estilos belgas. Os belgas usam o termo Blond, enquanto os franceses soletram Blonde. A maioria dos exemplares comerciais está na faixa de 6,5-7% ABV. Muitas cervejas trapistas ou artesanais belgas são chamadas Blond, mas não representante deste estilo.
História: De produção relativamente recente, destinada como alternativa aos consumidores de Pils européias, se tornando mais popular, porque é muito comercializada e amplamente distribuída.
Ingredientes Característicos: Malte Pils belga, maltes aromáticos, açúcar, cepas de leveduras belgas que produzem álcoois complexos, compostos fenólicos e ésteres perfumados, lúpulos nobres dos varietais Saaz, Styrian Goldings e East Kent Golding. Tradicionalmente não se utilizam especiarias, embora os ingredientes e subprodutos da fermentação podem dar uma impressão de temperos (muitas vezes uma reminiscência a laranjas ou limões). Se as especiarias estão presentes, só devem ser como um caráter de fundo.
Comparação de estilos: Intensidade como de uma Dubbel, caráter semelhante a uma Belgian Strong Golden Ale ou uma Tripel, embora um pouco mais doce e não tão amarga.
Estatísticas Vitais:
OG: 1.062 – 1.075
FG: 1.008 – 1.018
IBUs: 15 – 30
SRM: 4 – 7
ABV: 6.0 – 7.5%
Exemplos Comerciais: Affligem Blond, Grimbergen Blond, La Trappe Blond, Leffe Blond, Val-Dieu Blond.
Etiquetas: Intensidade Alta, Cor Clara, Fermentação Alta, Europa Ocidental, Estilo Tradicional, Balanceada
Fonte: BJCP / Tradução por: Mauro Manzali Bonaccorsi
Leveduras Ale
Leveduras Belgas
Leveduras Ale