• +55 48 99172.3626 | +55 48 99111.2456
  •  

    Estilos

    O universo cervejeiro contempla muitos estilos.

    Bière de Garde

    • Estatísticas Vitais:
    • IBUs: 18 – 28
    • ABV: 6.0 – 8.5%

    Impressão Geral: Uma cerveja artesanal maturada (armazenada em baixas temperaturas – lagered) bastante forte, acentuada em maltes, com uma variedade de sabores de maltes apropriados para a cor. Todas são maltadas, mas todavia, secas, com sabores limpos e um caráter suave.

    Aroma: Destacado dulçor maltado, muitas vezes com um complexo caráter de malte, de intensidade leve a moderado com notas ricas de pão tostado. Ésteres baixos a moderados. Pouco ou nenhum aroma de lúpulo (pode ser um pouco condimentado, apimentado, ou herbal). As versões mais claras ainda são mais maltadas, mas não terão os ricos aromáticos, mais profundos e podem ter um pouco mais de lúpulo. Geralmente bastante limpa, embora as versões mais fortes podem ter, uma leve nota de álcool picante à medida que a cerveja esquenta.

    Aparência: Existem três variações principais (blonde, ambrée e brune), de forma que a cor pode variar de dourado a bronze avermelhado e a castanho marrom. A transparência é de brilhante a média,
    embora a turbidez não é inesperada neste tipo de cerveja, muitas vezes não filtrada. Espuma bem formada, geralmente branca a bege clarinho (varia de acordo com a cor da cerveja), de persistência média.

    Sabor: Médio a alto sabor de malte, a maioria com um rico caráter tostado, de biscoito, como de toffee ou leve caramelo. Os sabores e a complexidade de malte tendem a aumentar com a cor da cerveja. Baixos a moderados sabores de ésteres e álcool. Um amargor de lúpulo médio-baixo proporciona algum suporte, mas o balanço é sempre inclinado para o malte. As versões mais escuras terão mais de uma impressão maltado-doce inicial do que as versões mais claras, mas todas devem ser maltadas no palato e no final. O sabor de malte dura até o final, que é semi-seco a seco, não enjoativo. Baixo a nenhum sabor de lúpulo (condimentado, apimentado, ou herbal), embora as versões mais claras podem ter níveis ligeiramente mais elevados de sabor de lúpulo herbal ou condimentado (que também podem vir a partir da levedura). Caráter suave e bem similar a lager, mesmo feito com levedura ale. Retrogosto de malte (de caracteres apropriado para a cor) com alguma secura e com um pouco de álcool.

    Sensação de boca: Corpo médio a médio-leve (inclinado), muitas vezes com uma textura macia, sedosa e cremosa. Moderada a alta carbonatação. Moderado aquecimento alcoólico, mas deve ser muito suave e nunca quente.

    Comentários: Três variações principais estão incluídas no estilo: a marrom (brune), a loira (blonde), e a âmbar (ambrée). As versões mais escuras terá mais caráter de malte, enquanto que as versões mais claras podem ter mais lúpulo (mas ainda são cervejas focadas no malte). Um estilo relacionado é Bière de Mars, que é produzida em março (Mars) para ser consumida fresca já que não envelhece bem. As taxas de atenuação são na gama de 80-85%. Existem alguns exemplares com maior corpo, mas são raros. A idade e a oxidação produzida das importações muitas vezes aumentam o frutado, os sabores caramelo, e acrescentam notas de rolha e mofo; estes são todos os sinais de manejo e armazenamento mal feito, e não elementos característicos do estilo.

    História: O nome significa literalmente “cerveja que é mantida ou armazenada a frio (lagered)”. Uma cerveja artesanal tradicional do norte da França, produzida no início da primavera e mantidos em caves frias para consumo nos dias mais quentes. Agora é produzida durante todo o ano.

    Ingredientes Característicos: O caráter de “adega” normalmente descrito na literatura é a mais uma característica do manejo mal feito nas exportações comerciais que dos produtos autênticos frescos. O caráter um tanto mofados vem das rolhas e/ou oxidação em versões comerciais, e é identificado incorretamente como “mofado” ou “como de adega.” Os maltes de base variam pela cor da cerveja, mas geralmente incluem, os tipos Pale, Vienna e Munich pálidos. As versões mais escuras terão uma maior e mais rica complexidade de malte e de dulçor dos maltes tipo Cristal. O açúcar pode ser usado para adicionar aroma e ajudam a dar um final seco. São utilizadas leveduras lager ou ale com fermentação em temperaturas baixas de ale, seguido por um longo acondicionamento no frio. Lúpulos
    continentais florais, herbais, condimentados.

    Comparação de estilos: Relacionada com o estilo belga Saison, a principal diferença é que a Bière de Garde é mais redonda, mais rica, centrada no malte, e não tem o caráter condimentado, amargo de Saison.
    Instruções de Entrada: O participante deve especificar se é uma Bière de Garde blonde, ambrée, ou brune. Se nenhuma cor for especificada, o juiz deve tentar julgar com base na observação inicial, esperando um sabor de malte e balanço que coincida com a cor.

    Estatísticas Vitais:
    OG: 1.060 – 1.080
    FG: 1.008 – 1.016
    IBUs: 18 – 28
    SRM: 6 – 19
    ABV: 6.0 – 8.5%

    Exemplos Comerciais: Ch’Ti (brune e blonde), Jenlain (ambrée e blonde), La Choulette (todas 3 versões), St. Amand (brune), Saint Sylvestre 3 Monts (blonde), Russian River Perdition

    Etiquetas: Intensidade Alta, Cor Clara, Cor Âmbar, Qualquer Fermentação, Lagered, Europa Ocidental, Estilo Tradicional, família-amber ale, Maltada

    Fonte: BJCP / Tradução por: Mauro Manzali Bonaccorsi

    LEVEDURAS RELACIONADAS À ESTA CERVEJA

    OUTRAS LEVEDURAS PARA PROPAGAÇÃO

    Scroll to top
    Utilizamos cookies e outras tecnologias para que os usuários tenham uma melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando nele, entendemos que você está ciente e de acordo com a Política de Privacidade
    Aceitar