Impressão Geral: Uma Pale Ale bastante forte, intensamente lupulada, sem o grande, rico e complexo maltado, dulçor residual e corpo de uma American Barleywine. Fortemente lupulada, mas limpa, seca e sem aspereza. A drinkability é uma característica importante; isto é, não deve ser uma cerveja pesada, que se bebe sorvendo em pequenos goles.
Aroma: Um proeminente a intenso aroma de lúpulo, que normalmente apresenta características de lúpulos americanos ou do Novo Mundo (cítricos, florais, de pinho, resinosos, condimentados, de frutas tropicais, de frutas de caroço, de berries, de melão, etc). Na maioria das versões é realizado dry-hopping e pode ter um aroma adicional resinoso ou de grama verde cortada, embora isso não seja absolutamente necessário. Algum maltado doce e limpo pode ser encontrado ao fundo. O caráter frutado, quer a partir de ésteres, quer a partir dos lúpulos, pode também ser detectado em algumas versões, embora um caráter de fermentação neutro é típico. Geralmente pode ter algumas notas de álcool, mas não deve ter um caráter “quente”.
Aparência: A cor varia entre o dourado e um cobre alaranjado claro; a maioria das versões modernas são bem claras. Boa limpidez, embora as versões não filtradas e que realizaram dry-hopping podem ser um pouco turvas. Espuma de cor branca a bege
claro, de volume moderado, persistente.
Sabor: O sabor de lúpulo é forte e complexo, podendo refletir características das variedades modernas de lúpulos americanos ou do Novo Mundo (cítricos, florais, de pinho, resinosos, condimentados, de frutas tropicais, berries, frutas de caroço, de melão, etc.). Alto a absurdamente alto amargor de lúpulo. Baixo a médio sabor de malte, geralmente limpo e com características de grãos, embora sabores em níveis baixos de caramelo ou tostado são aceitáveis. Um frutado baixo a médio é aceitável, mas não exigido. Um longo e persistente amargor geralmente está presente no retrogosto, mas não deve ser áspero (harsh). Final semi-seco a seco; não deve terminar doce nem ser pesada/enjoativa. Um sabor suave e limpo de álcool não é uma falha. Sabor amadeirado é inapropriado neste estilo. Pode estar levemente sulfurosa, mas a maioria dos exemplares não apresentam esta característica.
Sensação de boca: Corpo médio-leve a médio, com uma textura suave, macia. Carbonatação média a média-alta. Sem adstringência áspera derivada do lúpulo. Um aquecimento alcoólico contido e suave é aceitável.
Comentários: Uma vitrine para os lúpulos, mas permanecendo com muita drinkability. O adjetivo “double” é arbitrário e significa simplesmente tratar-se de uma versão mais forte de uma IPA; “Imperial”, “extra”, “Extreme”, ou qualquer outra variedade de adjetivos seria igualmente válida, embora o mercado americano moderno parece ter acordado momentaneamente pelo termo “Double”.
História: Uma inovação de cerveja artesanal americana desenvolvido pela primeira vez no final da década de 1990, refletindo a tendência dos cervejeiros artesanais americanos de “ultrapassar os limites” para satisfazer as necessidades dos aficionados por lúpulos e por produtos cada vez mais intensos. Tornou-se mais comum e popular em toda a década de 2000 a 2010, e inspirou ainda mais a criatividade das IPAs.
Ingredientes Característicos: A base de grãoss é tipicamente de maltes de duas fileiras limpos; um excessivamente complexo grist pode ser pertubador. Os maltes tipo Cristal em regra ofuscam os aromas de lúpulo, e são, geralmente, considerados indesejáveis em quantidades significativas. Os açúcares ou outros adjuntos altamente fermentáveis são frequentemente utilizados para aumentar a atenuação, assim como descansos a temperaturas mais baixas durante a maceração. Pode ser utilizada uma complexa mescla de variedades de lúpulos, tipicamente americanos ou do Novo Mundo, quase sempre com perfis notáveis e agudos proporcionando distintivas diferenças. Os lúpulos modernos com características incomuns não estão fora do estilo. A levedura americana utilizada pode conferir um perfil limpo ou ligeiramente frutado.
Comparação de estilos: Mais robusta do que qualquer English IPA ou American IPA na força de álcool e nível de lúpulos, em geral (amargor e final). Menos maltadas, menos corpo, menos riqueza, mas com uma maior intensidade de lúpulos, em geral, do que uma American Barleywine. Normalmente não tão elevada em níveis de álcool e densidade como uma Barleywine, já que um teor alcoólico e caráter maltado bem altos tendem a diminuir a drinkability.
Estatísticas Vitais:
OG: 1.065 – 1.085
FG: 1.008 – 1.018
IBUs: 60 – 120
SRM: 6 – 14
ABV: 7.5 – 10.0%
Exemplos Comerciais: Avery Maharaja, Fat Heads Hop Juju, Firestone Walker Double Jack, Port Brewing Hop 15, Russian River Pliny the Elder, Stone Ruination IPA, Three Floyds Dreadnaught
Etiquetas: Intensidade Muito Alta, Cor Clara, Fermentação Alta, América do Norte, Estilo Artesanal, família-ipa, Amarga, Lupulada
Fonte: BJCP / Tradução por: Mauro Manzali Bonaccorsi
Alta Tolerância ao Etanol