Tipos de leveduras específicas para cervejas refrescantes
Você já deve saber que existem diversos tipos de leveduras disponíveis no mercado. Mas a melhor parte dessa questão é que uma mesma levedura poderá ser responsável por criar diferentes estilos de cerveja.
E isso faz com que aumentem também, as possibilidades de você produzir novos rótulos de cerveja. Ainda mais, quando se está em busca de uma bebida refrescante, que seja a cara das estações quentes do Brasil.
Para inspirar você é que escrevemos este artigo! Nos tópicos a seguir, vamos explorar alguns tipos de leveduras que poderão ser utilizadas em cervejas que têm tudo para espantar o calor, com seu aroma, sabor e uma fina camada de espuma na superfície do copo!
Antes de prosseguir, aproveite para conferir também nosso guia especial sobre as características específicas de leveduras cervejeiras. Baixe gratuitamente e amplie ainda mais seu conhecimento sobre o tema!
Boa leitura!
Quais os tipos de leveduras que produzem cervejas refrescantes?
Para alcançar um estilo de cerveja refrescante é fundamental escolher os tipos certos de leveduras para esta produção.
E as fermentações mais apropriadas para fazer uma refrescante combinação, tendem a ser aquelas que produzem cervejas com algumas características particulares, como um corpo leve, teor de álcool geralmente moderado, trazendo também em seu perfil sensorial atributos que fazem referência a esta refrescância esperada, como perfil floral, frutado e cítrico. A adição de frutas em cervejas de bases claras também pode ocorrer!
A seguir, citaremos alguns tipos de leveduras que podem ajudar na elaboração de cervejas que tenham, justamente, algumas dessas características mencionadas.
→ Farmhouse Saison
Versátil, essa cepa de levedura é apropriada tanto para produzir cervejas do estilo Saison, quanto Farmhouse beers, entre outras cervejas belgas.
Vale destacar que, se a intenção for produzir estilos refrescantes com esses tipos de leveduras, a Farmhouse Saison se qualifica por ser esterificada, picante, condimentada e cítrica.
Entre os estilos que podem surgir de suas experiências, destacamos os seguintes:
- Estilo Saison: refrescante por natureza, devido ao toque cítrico, suas notas fenólicas, o leve toque apimentado e seu baixo teor alcoólico;
- Estilo Wheat Beer: de herança belga, contém percentual de trigo, corpo macio, base leve, coloração bem palha e teor alcoólico leve (leva, também casca de laranja e semente de coentro). Um estilo bem interessante para refrescar.
→ German Lager
Uma das cepas mais utilizadas no mundo, esse tipo de levedura pode desenvolver cervejas com um perfil mais maltado, embora tenha grande versatilidade.
Imagem: banco de imagens Canva
Permite a produção de cervejas como:
- Estilo Pilsen: refrescante e de bastante flexibilidade para diferentes tipos de leveduras — Além da German Lager, também pode-se utilizar cepas de American Lager para a sua produção.
→ American Lager
Caracteristicamente capaz de produzir cervejas limpas e refrescantes, a American Lager é um tipo de levedura com atenuação média, ótima floculação (diferenciando-se também por gerar cervejas brilhantes e limpas) e uma boa adaptação à refrescância buscada para criar cervejas deliciosas para dias quentes.
Nesse sentido, podemos reforçar a possibilidade de desenvolver cervejas como:
- Estilo Pilsen: refrescante e tem bastante flexibilidade para diferentes tipos de leveduras — além da German Lager, também pode-se utilizar cepas American Lager para a sua produção;
- Estilo Hop Lager: Lager mais lupulada, cítrica, floral, e que tem tudo a ver com as estações mais quentes do ano.
Veja, aqui, quais outros rótulos a American Lager pode servir de base para as suas cervejas!
→ American Ale
Já que estamos falando de cervejas refrescantes e versáteis, conheça a American Ale, um dos mais flexíveis tipos de leveduras, permitindo criações amplas e diversificadas.
Sua cepa apresenta um perfil neutro e limpo após a fermentação e que reage de diferentes maneiras às mais variadas técnicas.
Por exemplo: ao fermentá-la a temperaturas mais quentes, eleva a característica dos lúpulos e um leve frutado no sabor final da cerveja. Já quando fermentada a baixas temperaturas, um toque cítrico prevalecerá.
Para os rótulos refrescantes que dão o tema central deste artigo, você pode considerar a produção do:
- Estilo Session Ipa: conta com baixo teor alcoólico, sem perder as suas características lupuladas e o aroma.
- Estilo Summer Ale: de cor clara, leves e de baixo teor alcoólico, com lúpulo moderado. É possível ter uma boa noção do caráter do malte.
- Estilo Apa: a quantidade de lúpulo presente geralmente torna-a mais amarga, seu teor alcoólico fica em torno de 5% e de cores claras.
→ German Ale
A German Ale é uma levedura que se popularizou bastante pela produção de rótulos de cervejas limpas e capazes de acentuar os sabores adocicados do malte.
Praticamente, essa cepa não produz ésteres fermentando em ampla faixa de temperatura. Em temperaturas elevadas, porém, pode produzir concentrações médias de esteres.
Essa variação permite que pensemos em rótulos refrescantes e que vão de encontro com outro tipo de levedura: a American Lager citada no tópico acima.
Veja quais estilos podem ser produzidos com a German Ale:
- Estilo Berliner Weisse: tipo de cerveja que passa por fermentação lática e depois alcoólica;
- Estilo Gose: cerveja ácida e alcoólica, e que é desenvolvida com o mesmo processo acima citado;
- Estilo Catharina Sour: cerveja ácida e que oferece flexibilidade com a adição de frutas frescas e polpas (não pode adicionar extratos ou xaropes), passando pela fermentação lática e, em seguida, alcoólica.
→ Resident Ale
Versátil e com origem inglesa, essa cepa encerra nossos exemplos com tipos de leveduras que agregam naqueles dias em que a temperatura nos termômetros decolam.
A Resident Ale fermenta limpo, em temperaturas mais baixas, e apresenta um aumento de esteres nas temperaturas mais altas. Conta com equilíbrio, em sua composição, agradando a estilos ingleses e americanos.
Aí vai uma breve lista com os estilos de cervejas refrescantes que essa cepa de levedura ela pode produzir:
- Estilo Australian Spackle Ale: cerveja que leva um teor alcoólico entre 4,5 e 6%;
- Estilo American Blonde Ale: cerveja refrescante e de pouco amargor.
Os tipos de leveduras que as suas cervejas refrescantes pedem, nós temos!
E aí, viu quantas opções podem refrescar a sua produção e a sede dos seus clientes?
Aqui na Levteck contamos com ampla variedade de leveduras e que, somado à versatilidade das cepas, muitos mais estilos de cervejas podem ser desenvolvidos!
Imagem: banco de imagens Canva
Com sede em Florianópolis, atendemos o mercado nacional na produção de leveduras líquidas para a indústria cervejeira. Oferecemos também, uma gama de serviços de controle de qualidade microbiológico para microcervejarias e consultorias especializadas.
Que tal fermentar as suas ideias conosco? Conheça nosso portfólio e encomende suas leveduras!