• +55 48 99172.3626 | +55 48 99111.2456
  •  

    Estilos

    O universo cervejeiro contempla muitos estilos.

    IPA Argenta

    • Estatísticas Vitais:
    • IBU: 35-60
    • ABV: 5,0-6,5%.

    Estilo de posicionamento sugerido: Categoria 21 (IPA)
    Specialty IPA: IPA ARGENTA

    Impressão Geral: Uma Pale Ale argentina decididamente amarga e lupulada, refrescante e moderadamente forte. A chave do estilo está na drinkability sem aspereza e com um bom balanço.

    Aroma: Intenso aroma de lúpulo com caráter floral e cítrico, derivado dos lúpulos argentinos. Muitas versões têm dry-hopping, o que dá um caráter de grama/erva verde adicional, embora isso não seja necessário. Pode exalar doçura límpida do malte e até mesmo um pouco de caramelo, mas com menos intensidade que nas English IPAs. Um ligeiro caráter frutado dos ésteres é aceitável, assim como toques fenólicos, que são produto da fermentação do trigo, que nunca deve ser dominante e só deve adicionar complexidade. De qualquer forma, o caráter relativamente neutro da fermentação é o mais habitual. Pode notar-se um pouco de álcool nas versões mais fortes. Sem DMS. O diacetil é considerado um grande demérito nesta cerveja, já que apaga o lúpulo, por isso, nunca deve estar presente.

    Aparência: A cor varia de dourado médio a cobre avermelhado médio. Algumas versões podem ter uma coloração laranja. Deve ser límpida, embora as versões com dry-hopped ou que contenham trigo não maltado pode ter uma leve turbidez. Espuma de boa formação e persistente.

    Sabor: de lúpulo, de médio a alto e deve refletir o caráter de lúpulo argentinos, com notas cítricas proeminentes de grapefruit (pomello rosa) e casca de tangerina, que devem dominar. Também pode ter notas florais como flores de Azahar (flores brancas de laranjeira, limoeiro ou cidreira) ou também herbais e/ou resinosas, embora menos usual e só deve adicionar complexidade. Amargor médio a médio alto, suportado por uma maltagem limpa, que proporciona um balanço adequado. Sabor de malte médio-baixo, límpido, embora sejam aceitáveis níveis baixos de acaramelado e/ou picantes, através da utilização de trigo não maltado. Sem diacetil. Baixo frutado é aceitável, mas não é obrigatório. Amargor deve permanecer no retrogosto, mas nunca deve ser áspero. Final semi-seco a seco e refrescante. Pode ser percebido um toque de álcool sabor nas versões mais fortes.

    Sensação de boca: Corpo leve a médio, macio, sem adstringência derivada do lúpulo, embora a moderada a moderadamente elevada carbonatação pode combinar-se com o trigo para dar uma sensação de secura, mesmo na presença do dulçor de malte. Aquecimento de álcool suave em versões mais fortes (não em todas). Menor corpo que a English IPA e
    mais seca que a American IPA.

    História: A versão argentina do histórico estilo inglês, desenvolvida no âmbito de uma série de encontros em 2013 da Asociatíon Civil Somos Cerveceros, onde foram definidas as suas características distintivas. Ela difere de uma American IPA pela adição de grãos de trigo à receita e o uso de lúpulos argentinos que têm características únicas de sabor e aroma. Busca-se que as características cítricas do lúpulo argentino harmonizem-se com o trigo, como na Witbier. A adição de pequenas quantidades de trigo podem lembrar o grist de Kölsch, que também tem um frutado, produto da fermentação.

    Ingredientes Característicos: Maltes claros (bem modificados e disponíveis para maceração simples) e uma quantidade de trigo como complemento que não deve exceder 15%; o trigo pode ser maltado ou não maltado. No caso de adição de caramelos, eles devem ser limitada e de preferência usando trigo caramelo. Os lúpulos argentinos como o Cascade, o Mapuche e o Nugget são os de costume, embora possa ter o uso de Spalt, Victoria e Bullion, para adicionar complexidade. Levedura americana que dá um perfil límpido ou ligeiramente frutado. A água varia de mole a moderadamente sulfatada.

    Estatísticas Vitais:
    OG: 1055 – 1065
    FG: 1008-1015
    IBU: 35-60
    SRM: 6-15
    ABV: 5,0-6,5%.

    Exemplos Comerciais: Antares Ipa Argenta, Kerze Ipa Argenta

    Fonte: BJCP / Tradução por: Mauro Manzali Bonaccorsi

    LEVEDURAS RELACIONADAS À ESTA CERVEJA

    Scroll to top
    Utilizamos cookies e outras tecnologias para que os usuários tenham uma melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando nele, entendemos que você está ciente e de acordo com a Política de Privacidade
    Aceitar