• +55 48 99172.3626 | +55 48 99111.2456
  •  

    Estilos

    O universo cervejeiro contempla muitos estilos.

    Flanders Red Ale

    • Estatísticas Vitais:
    • IBUs: 10 – 25
    • ABV: 4.6 – 6.5%

    Impressão Geral: Uma ale de estilo belga, ácida, frutada, como vinho tinto, com interessantes sabores de malte de apoio e complexidade de fruta. O final seco e com taninos completa a imagem mental de um bom vinho tinto.

    Aroma: Complexo perfil ácido-frutado com suporte de malte de apoio que muitas vezes dá uma impressão similar a vinho. O frutado é alto, e faz reminiscência a cerejas pretas, laranjas, ameixas ou groselhas vermelhas. Apresenta, na maioria das vezes, notas baixas a médio-baixas de baunilha e/ou chocolate. Fenóis condimentados podem estar presentes em quantidades baixas para dar complexidade. O aroma acre (acidulado) varia entre balanceado a intenso. Um caráter acético avinagrado proeminente é inadequado. Sem aroma de lúpulo. Diacetil é percebido apenas em quantidades ínfimas, se está presente, como um aroma complementar.

    Aparência: De cor vermelha escura, de bordô a marrom-avermelhado. Boa transparência. Espuma branca a bronzeado muito claro. Retenção de espuma de média a boa.

    Sabor: Frutado intenso que geralmente inclui ameixa, laranja, cereja preta ou sabores groselha. Um caráter médio de baunilha e/ou chocolate está presente, na maioria das vezes. Os fenóis condimentados podem estar presentes em baixas quantidades para dar complexidade. O sabor ácido oscila entre complementar e intenso, podendo ter uma espinhosa acidez. Sabores maltados variam de complementar a proeminente, e frequentemente têm uma suave qualidade rica de tostado. Geralmente, à medida que o caráter ácido aumenta, o caráter de malte combina mais com um sabor de um fundo (e vice-versa). Sem sabor de lúpulo. Amargor de lúpulo contido. Um amargor tânico e acre é muitas vezes presente em quantidades baixas a moderadas, e acrescenta um caráter e um final como que de vinho tinto envelhecido. Um caráter avinagrado acético proeminente é inadequado. Diacetil é percebido somente em quantidades muito pequenas, e em todo caso, como um sabor complementar. Balanceada para o lado do malte, mas dominada por uma impressão frutada e ácida, como de vinho.

    Sensação de boca: Corpo médio. Carbonatação baixa a média. Adstringência baixa a média, como um vinho tinto bem envelhecido, muitas vezes com uma acidez pungente. Enganosamente leve e fresca na boca embora um final um pouco doce não é incomum.

    Comentários: Pode ser realizado frequentemente um longo envelhecimento da cerveja e uma mistura de cervejas jovens e envelhecidas, agregando suavidade e complexidade, embora o produto
    envelhecido é, por vezes, lançado como uma cerveja para conhecedores. Conhecida como o vinho Borgonha da Bélgica, é mais parecida ao vinho do que qualquer outro estilo de cerveja. A cor avermelhada é um produto do malte, embora uma estendida fervura, pode ajudar, em parte, a adicionar uma atraente tonalidade de vinho Borgonha. O envelhecimento também vai escurecer a cerveja. A Flanders Red é mais acética (mas nunca parecida a vinagre) e com sabores frutados que lembram mais um vinho tinto do que uma Oud Bruin. Pode ter uma aparente atenuação de até 98%.

    História: Uma cerveja originada e nativa da região de Flandres Ocidental, na Bélgica, tipificada pelos produtos da Cervejaria Rodenbach, estabelecido em 1820, em Flandres Ocidental, mas sendo um reflexo de tradições cervejeiras anteriores. A cerveja é envelhecida por até dois anos, muitas vezes em grandes barris de carvalho que contenham as bactérias residentes necessárias para azedar a cerveja. Houve uma época em que era comum na Bélgica e na Inglaterra misturar cerveja velha com uma jovem para equilibrar a aspereza e a acidez encontrados na cerveja envelhecida. Embora a mistura de lotes para a consistência é agora comum entre as cervejarias maiores, este tipo de mistura é um verdadeiro trabalho artesanal (dos Blenders) que está desaparecendo.

    Ingredientes Característicos: Uma base de malte Vienna e/ou maltes Munich, sendo utilizado o Cara-malts e uma pequena quantidade de Special B, com até 20% de milho. Lúpulos continentais de baixo teor de alfa-ácidos lúpulo continentais são comumente usados (recomenda-se evitar lúpulos com altos níveis de alfa-ácido ou lúpulo americanos diferenciados). Saccharomyces, e Lactobacillus, Brettanomyces (e acetobacter) contribuem para a fermentação e eventual sabor.

    Comparação de estilos: Menos riqueza maltada do que um Oud Bruin, muitas vezes com mais de um perfil de fruta ácida.

    Estatísticas Vitais:
    OG: 1.048 – 1.057
    FG: 1.002 – 1.012
    IBUs: 10 – 25
    SRM: 10 – 16
    ABV: 4.6 – 6.5%

    Exemplos Comerciais: Cuvée des Jacobins Rouge, Duchesse de Bourgogne, Rodenbach Grand Cru, Rodenbach Klassiek, Vichtenaar Flemish Ale

    Etiquetas: Intensidade Standard, Cor Âmbar, Fermentação Alta, Europa Ocidental, Estilo Traditional, família-sour-ale, Balanceada, Sour, Amadeirada

    Fonte: BJCP / Tradução por: Mauro Manzali Bonaccorsi

    LEVEDURAS RELACIONADAS À ESTA CERVEJA

    Scroll to top
    Utilizamos cookies e outras tecnologias para que os usuários tenham uma melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando nele, entendemos que você está ciente e de acordo com a Política de Privacidade
    Aceitar