• +55 48 99172.3626 | +55 48 99111.2456
  •  

    Estilos

    O universo cervejeiro contempla muitos estilos.

    English Barleywine

    • Estatísticas Vitais:
    • IBUs: 35 – 70
    • ABV: 8.0 – 12.0%

    Impressão Geral: uma vitrine da riqueza e complexidade maltada, com sabores intensos. Muito elevada em corpo, beirando a ser mastigável, com calor alcoólico e um agradável frutado ou lupulado interessante. Quando envelhecida, ele pode assumir sabores como de vinho do Porto. Uma iguaria de inverno.

    Aroma: Muito rico e fortemente maltado, muitas vezes com um bom aroma de caramelo em versões mais escuras ou um caráter de suave toffee nas versões mais claras. Pode ter moderado a intenso frutado, muitas vezes com caráter de frutas escuras ou de frutas secas, particularmente em versões escuras de barleywine. O aroma de lúpulo pode variar de leve a assertivo, e é tipicamente floral, terroso, ou como marmelada. Notas aromáticas de álcool podem ser baixas a moderadas, mas são suaves e arredondadas. A intensidade destas notas aromáticas frequentemente diminui com o envelhecimento. O aroma pode ter um caráter rico incluindo notas de panificação (bready), tostado, toffee, e/ou melaço. As versões mais envelhecidas podem ter notas características de sherry, possivelmente notas aromáticos vínicas ou de Porto, e geralmente aromas de malte mais suaves.

    Aparência: A cor pode variar de rico dourado a âmbar bem escuro ou até mesmo marrom escuro (muitas vezes tem reflexos rubi, e não deve ser opaca). Baixa a moderada formação de espuma bege clarinho; que pode apresentar baixa retenção. Pode apresentar turbidez a frio (Chill Haze), mas geralmente desaparece à medida que aquece, deixando a cerveja muito límpida e brilhante. A cor pode parecer ter grande profundidade, como se visto através de uma lente de vidro grosso. Os níveis altos de álcool e a viscosidade pode ser visível em lágrimas (também conhecidas por “pernas”) quando a cerveja é rodada em uma taça de vidro.

    Sabor: Fortes, intensos, complexos e multifacetados sabores de malte variando de notas de panificação (bready), toffee, e abiscoitado nas versões mais claras, além de nozes, tostados profundos, caramelo escuro, e/ou melaço de versões mais escuras. Moderado a alto dulçor maltado no palato, embora o final possa ser de moderadamente doce para moderadamente seco (dependendo do envelhecimento). Alguns sabores oxidativos ou vínicos podem estar presentes, e muitas vezes complexos sabores de álcool podem ser evidentes.
    Frutado de moderado a bastante elevado, frequentemente com um caráter de frutas escuras ou frutas secas. O lúpulo de amargor pode variar de apenas o suficiente para manter o equilíbrio a uma presença ostensiva; portanto, o balanço varia de maltado a um pouco amargo. As versões mais claras são muitas vezes mais amargas, mais atenuadas, e pode mostrar mais caráter de lúpulo do que as versões mais escuras; no entanto, todas as versões são maltadas no balanço. O sabor de lúpulo pode ser de baixo a moderadamente alto, muitas vezes com notas de floral, terrosas, ou como de marmelada, de varietais ingleses.

    Sensação de boca: Bastante encorpada, com textura aveludado ou de melado (embora o corpo pode diminuir com o longo período de guarda). Um suave aquecimento do calor alcoólico que incrementa com passar do tempo e deve estar presente. Carbonatação pode ser baixa a moderada, dependendo da idade e do acondicionamento.

    Comentários: A mais rica e mais forte das modernas English Ales. O caráter dessas cervejas ales pode mudar significativamente ao longo do tempo; ambas as versões, as mais novas e as mais velhas, devem ser apreciadas pelo o que eles são. O perfil de malte pode variar amplamente; nem todos exemplares apresentarão todos os sabores ou aromas possíveis para uma barleywine. As barleywines mais claras não terão notas de caramelo e sabores de malte mais ricos, nem será normal que elas apresentem notas de frutas secas ou frutas escuras – não espere sabores e aromas que são impossíveis de extrair de uma cerveja com esta cor. Geralmente escrito como “Barley Wine” no Reino Unido, e “Barleywine” nos EUA.

    História: Ales fortes de várias formulações têm sido produzidas na Inglaterra, e foram conhecidos por vários nomes. A barleywine moderna remonta à Bass No. 1, que foi a primeiro chamada de barleywine, em 1872. Barleywines eram cervejas mais escuras até que foi produzida pela primeira vez, em 1951, uma barleywine de cor dourada, pela Tennant (agora Whitbread), com o rótulo Gold Label. Normalmente, a barleywine é a cerveja ale mais forte oferecida por uma cervejaria, e nos últimos anos muitos exemplares comerciais são atualmente são rotulados como vintage, indicando período de guarda, e oferecidos de forma limitada (muitas vezes em garrafas numeradas) como uma especialidade sazonal de inverno. O estilo barleywine original é que inspirou variações derivativas na Bélgica, nos Estados Unidos e em outras partes do mundo.

    Ingredientes Característicos: maltes pale bem-modificados de alta qualidade devem ser a base da composição de maltes para brassagem, com generosas quantidades de maltes caramelo. Maltes escuros devem ser usados com grande cuidado e restrição, apenas para ajuste de cor, mas, em regra, a maior parte da cor surge a partir de um longa fervura na brassagem. Lúpulos ingleses, dos varietais Northdown, Target, East Kent Golding e Fuggles são típicos. Emprego de levedura britânica é característico.

    Comparação de estilos: Embora muitas vezes uma cerveja lupulada, a English Barleywine coloca menos ênfase no caráter
    de lúpulo do que o American Barleywine e emprega lúpulo Inglês. Versões inglesas podem ser mais escuras, maltadas, frutadas, e apresentam mais ricos sabores de maltes especiais do que American Barleywines. Tem alguma sobreposição com British Old Ale quando concentrados em seu nível mais baixo de parâmetros para suas estatísticas vitais, mas em geral não apresenta as qualidades vínica de idade; em vez disso, tende a exibir um perfil maduro e elegantes sinais de idade.

    Estatísticas Vitais:
    OG: 1.080 – 1.120
    FG: 1.018 – 1.030
    IBUs: 35 – 70
    SRM: 8 – 22
    ABV: 8.0 – 12.0%


    Exemplos Comerciais: Adnams Tally-Ho, Burton Bridge Thomas Sykes Old Ale, Coniston No. 9 Barley Wine, Fuller’s Golden Pride, J.W. Lee’s Vintage Harvest Ale, Robinson’s Old Tom

    Etiquetas: Intensidade Muito Alta, Cor Âmbar, Fermentação Alta, Ilhas Britânicas, Estilo Tradicional, família-ale-forte, Maltada

    Fonte: BJCP / Tradução por: Mauro Manzali Bonaccorsi

    LEVEDURAS RELACIONADAS À ESTA CERVEJA

    OUTRAS LEVEDURAS PARA PROPAGAÇÃO

    Scroll to top
    Utilizamos cookies e outras tecnologias para que os usuários tenham uma melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando nele, entendemos que você está ciente e de acordo com a Política de Privacidade
    Aceitar